ENSINO À DISTÂNCIA: ESTRATÉGIAS DE UMA UNIVERSIDADE FEDERAL

Autores

  • Viviane Santos Pereira
  • Luiz Marcelo Antonialli

DOI:

https://doi.org/10.19094/contextus.v9i1.32135

Palavras-chave:

Ensino a Distância, Universidade Federal, Graduação, Estratégia, Administração.

Resumo

Este estudo tem como objetivo analisar, em termos estratégicos, a modalidade de ensino à distância no curso de graduação na Universidade Federal de Lavras, UFLA. A pesquisa é de natureza qualitativa, do tipo descritiva, e tem a UFLA como objeto de estudo. O método utilizado foi o de estudo de caso. A metodologia adotada para a coleta de dados foi apoiada em trabalhos de levantamento de fontes secundárias e no uso de técnicas de entrevistas individuais gravadas com aplicação de questionário semiestruturado para cinco pessoas. A análise dos dados está baseada na abordagem interpretativa. Atualmente o comportamento estratégico se aproxima mais de uma estratégia analítica, , pois ela tem uma postura de observadora e de cautelosa em relação ao ambiente. Na medida em que a universidade perceber que o ambiente externo está mudando e que tem agilidade para se adaptar a essa mudança, aproveitará melhor as oportunidades e sofrerá menos as consequências das ameaças.

Biografia do Autor

Viviane Santos Pereira

Doutorado em Administração pela UFLA. Professora da Universidade Federal de Lavras/UFLA

Luiz Marcelo Antonialli

Doutorando em Administração pela USP. Mestre em Administração Rural pela USP

Downloads

Publicado

2011-06-30

Como Citar

Pereira, V. S., & Antonialli, L. M. (2011). ENSINO À DISTÂNCIA: ESTRATÉGIAS DE UMA UNIVERSIDADE FEDERAL. Contextus – Revista Contemporânea De Economia E Gestão, 9(1), 33–48. https://doi.org/10.19094/contextus.v9i1.32135

Edição

Seção

Artigos