IMPORTÂNCIA PERCEBIDA E INTENÇÕES DE ENVOLVIMENTO COM A GESTÃO SOCIAL E A AMBIENTAL: UMA ANÁLISE COMPARATIVA JUNTO A ESTUDANTES DE CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

  • Ingrid Mazza
  • Leonel Gois Lima Oliveira
  • Roberto Rodrigues Ramos
  • Francisco José da Costa
Palavras-chave: Gestão ambiental. Gestão social. Cursos de Administração. Importância percebida. Intenções de envolvimento.

Resumo

Este estudo analisou a importância percebida e as intenções futuras em relação à gestão social e à ambiental, avaliando comparativamente as áreas. Foi feito um estudo de campo, com dados coletados com 403 estudantes de graduação em Administração das instituições de ensino superior do Nordeste do Brasil. Os dados foram analisados por meio de estatísticas descritivas (médias e frequências), análise fatorial exploratória (AFE) e análise de variância (ANOVA). Verificou-se que: (1) os estudantes atribuem uma maior importância no geral para a gestão ambiental do que para a social; (2) eles atribuem uma maior importância prática para a gestão ambiental; (3) quanto ao interesse futuro, a gestão ambiental despertou um maior envolvimento futuro do que a social. A análise de variância indicou que esses posicionamentos são influenciados, especialmente, pelo tipo de instituição e pela experiência na área na gestão ambiental, enquanto na gestão social são influenciados pelo gênero (homens e mulheres).

Biografia do Autor

Ingrid Mazza
Faculdade Paraíso - CE. Mestrado em Administração pela UECE
Leonel Gois Lima Oliveira
Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas – Fundação Getúlio Vargas (EBAPE/FGV). Doutorando em Administração
Roberto Rodrigues Ramos
Universidade Federal do Ceará (UFC). Mestrado em Adminsitração pela UECE
Francisco José da Costa
Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Doutorado em Administração de Empresas pela FGV
Publicado
2011-12-30
Como Citar
Mazza, I., Oliveira, L. G. L., Ramos, R. R., & José da Costa, F. (2011). IMPORTÂNCIA PERCEBIDA E INTENÇÕES DE ENVOLVIMENTO COM A GESTÃO SOCIAL E A AMBIENTAL: UMA ANÁLISE COMPARATIVA JUNTO A ESTUDANTES DE CURSO DE ADMINISTRAÇÃO. Contextus – Revista Contemporânea De Economia E Gestão, 9(2), 7-22. https://doi.org/10.19094/contextus.v9i2.32138
Seção
Artigos