IMPORTÂNCIA PERCEBIDA E INTENÇÕES DE ENVOLVIMENTO COM A GESTÃO SOCIAL E A AMBIENTAL: UMA ANÁLISE COMPARATIVA JUNTO A ESTUDANTES DE CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

Autores

  • Ingrid Mazza
  • Leonel Gois Lima Oliveira
  • Roberto Rodrigues Ramos
  • Francisco José da Costa

DOI:

https://doi.org/10.19094/contextus.v9i2.32138

Palavras-chave:

Gestão ambiental. Gestão social. Cursos de Administração. Importância percebida. Intenções de envolvimento.

Resumo

Este estudo analisou a importância percebida e as intenções futuras em relação à gestão social e à ambiental, avaliando comparativamente as áreas. Foi feito um estudo de campo, com dados coletados com 403 estudantes de graduação em Administração das instituições de ensino superior do Nordeste do Brasil. Os dados foram analisados por meio de estatísticas descritivas (médias e frequências), análise fatorial exploratória (AFE) e análise de variância (ANOVA). Verificou-se que: (1) os estudantes atribuem uma maior importância no geral para a gestão ambiental do que para a social; (2) eles atribuem uma maior importância prática para a gestão ambiental; (3) quanto ao interesse futuro, a gestão ambiental despertou um maior envolvimento futuro do que a social. A análise de variância indicou que esses posicionamentos são influenciados, especialmente, pelo tipo de instituição e pela experiência na área na gestão ambiental, enquanto na gestão social são influenciados pelo gênero (homens e mulheres).

Biografia do Autor

Ingrid Mazza

Faculdade Paraíso - CE. Mestrado em Administração pela UECE

Leonel Gois Lima Oliveira

Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas – Fundação Getúlio Vargas (EBAPE/FGV). Doutorando em Administração

Roberto Rodrigues Ramos

Universidade Federal do Ceará (UFC). Mestrado em Adminsitração pela UECE

Francisco José da Costa

Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Doutorado em Administração de Empresas pela FGV

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Publicado

2011-12-30

Como Citar

Mazza, I., Oliveira, L. G. L., Ramos, R. R., & José da Costa, F. (2011). IMPORTÂNCIA PERCEBIDA E INTENÇÕES DE ENVOLVIMENTO COM A GESTÃO SOCIAL E A AMBIENTAL: UMA ANÁLISE COMPARATIVA JUNTO A ESTUDANTES DE CURSO DE ADMINISTRAÇÃO. Contextus – Revista Contemporânea De Economia E Gestão, 9(2), 7–22. https://doi.org/10.19094/contextus.v9i2.32138

Edição

Seção

Artigos