ANÁLISE DO MERCADO DE CALÇADOS NA UTILIZAÇÃO DAS MARCAS PRÓPRIAS: UMA VERIFICAÇÃO MULTICASOS SOB A PERSPECTIVA DOS FABRICANTES

  • Alessandra Cristófoli de Lima
  • Flávio Régio Brambilla
  • Marcelo Gattermann Perin
  • Cláudio Hoffmann Sampaio
Palavras-chave: Marca própria, Estratégias de marca, Fabricante calçadista

Resumo

Este estudo tem como foco a indústria calçadista. O objetivo central do artigo está em analisar os fatores motivadores e restritivos da indústria do calçado em fornecer marcas próprias aos varejistas. Através do método de estudo de casos múltiplos, foram realizadas entrevistas em profundidade, aplicadas em seis empresas calçadistas localizadas na Região Sul do Brasil. Os fabricantes calçadistas reconhecem que há uma evolução das marcas próprias do varejo, preponderantemente em função do preço inferior. As estratégias de marcas próprias do varejo adotadas pelos fabricantes não estão formalizadas e documentadas, sendo conduzidas com base em experiências anteriores. Aumento nas vendas, rentabilidade da empresa e continuidade de produção são alguns dos fatores que motivam a indústria ao fornecer marcas próprias aos varejistas.

Biografia do Autor

Alessandra Cristófoli de Lima

Mestre em Administração – Mestrado em Administração e Negócios – PUC/RS

Flávio Régio Brambilla
Doutorando em Administração - Unisinos
Marcelo Gattermann Perin
Doutor em Administração. Professor e Pesquisador – Mestrado em Administração e Negócios – PUC/RS
Cláudio Hoffmann Sampaio
Doutor em Administração. Professor e Pesquisador – Mestrado em Administração e Negócios – PUC/RS
Publicado
2008-01-01
Seção
Artigos