AVALIAÇÃO DO BEYOND BUDGETING COMO FERRAMENTA DE PLANEJAMENTO E CONTROLE NA VISÃO DOS GESTORES DE IES
DOI:
https://doi.org/10.19094/contextus.v9i2.32142Palavras-chave:
Beyond Budgeting. Gestão. IES. Orçamento. Planejamento.Resumo
A necessidade de melhores práticas de gestão atinge todas as empresas que buscam continuidade e os estudos que procuram fornecer novos instrumentos de auxilio à gestão surgem à medida que o conhecimento avança. O Beyond Budgeting, por exemplo, foi um modelo apresentado como substituto ao orçamento tradicional. O estudo, de caráter exploratório, identificou a percepção dos gestores de IES localizadas na região Sul do Brasil quanto ao uso do orçamento. Por meio de questionários estruturados, foi verificado se as críticas feitas ao modelo de orçamento tradicional se aplicam às IES, bem como se os benefícios indicados pelos defensores de novas abordagens também se aplicam a essas instituições. Como resultado principal, identificou-se que as críticas feitas ao orçamento tradicional não se aplicam às entidades estudadas, e que a opção pelo Beyond Budgeting não traria mudanças para as instituições, visto que grande parte dos benefícios propostos pela nova ferramenta já é empregada nas IES.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores, no ato da submissão, aceitam a declaração abaixo:
Nós autores mantemos sobre nosso artigo publicado os direitos autorais e concedemos à revista Contextus o direito de primeira publicação, com uma licença Creative Commons na modalidade Atribuição – Não Comercial 4.0 Internacional, a qual permite o compartilhamento com reconhecimento da autoria e da publicação inicial nesta revista.
Temos ciência de estarmos autorizados a assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), também com reconhecimento tanto da autoria, quanto da publicação inicial neste periódico.
Atestamos que o artigo é original ou inédito, não foi publicado, até esta data, em nenhum periódico brasileiro ou estrangeiro, quer em português, quer em versão em outra língua, nem está encaminhado para publicação simultânea em outras revistas.
Sabemos que o plágio não é tolerado pela revista Contextus e asseguramos que o artigo apresenta as fontes de trechos de obras citadas, incluindo os de qualquer trabalho prévio produzido e publicado pelos próprios autores.