O efeito de estímulos morais e éticos como resposta ao problema do risco moral: uma verificação experimental em grupos de estudantes

Autores

  • José Alves Dantas Universidade de Brasília
  • José Marilson Martins Dantas Universidade Federal da Paraíba
  • César Augusto Tibúrcio Silva

DOI:

https://doi.org/10.19094/contextus.v10i2.32148

Palavras-chave:

Experimento. Risco Moral. Estímulo Moral. Comportamento. Ética. Contadores.

Resumo

O estudo teve por objetivo verificar, considerando os preceitos do modelo básico principal-agente, se estímulos moraiscontribuem ou não para reduzir a probabilidade de materialização do risco moral na profissão contábil, representadopelos eventuais desvios éticos de seus integrantes. Foi examinado, por meio de experimento, se os estudantes deCiências Contábeis reagem a estímulos morais, como a leitura do “juramento” prestado pelos formandos, apresentandoum comportamento mais ético que os alunos não submetidos a esse estímulo. Os resultados, obtidos em uma amostrade 401 alunos de duas universidades federais, de uma universidade privada e de um centro universitário, corroboraramas premissas da pesquisa, rejeitando-se a hipótese nula de que esse estímulo não influencia no padrão de respostas. Asconclusões ficam mais robustas quando são retirados os efeitos dos valores extremos, os outliers. Testes realizados emrelação aos segmentos específicos revelaram que esse efeito foi mais evidente nos estudantes de instituições privadas,do sexo masculino, com idade superior a vinte e cinco anos e que estão cursando até o quarto semestre.

Biografia do Autor

José Alves Dantas, Universidade de Brasília

Doutor em Contabilidade – UnB/UFPB/UFRN. Professor da Universidade de Brasília (UnB).

José Marilson Martins Dantas, Universidade Federal da Paraíba

Doutorando. Programa Multiinstitucional e Inter-Regional de Pós-Graduação em Ciências Contábeis – UnB/UFPB/UFRN. Professor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

César Augusto Tibúrcio Silva

Doutor em Contabilidade pela USP. Programa Multiinstitucional e Inter-Regional de Pós-Graduação em Ciências Contábeis – UnB/UFPB/UFRN.

Downloads

Publicado

2012-12-31

Como Citar

Dantas, J. A., Dantas, J. M. M., & Silva, C. A. T. (2012). O efeito de estímulos morais e éticos como resposta ao problema do risco moral: uma verificação experimental em grupos de estudantes. Contextus – Revista Contemporânea De Economia E Gestão, 10(2), 36–47. https://doi.org/10.19094/contextus.v10i2.32148

Edição

Seção

Artigos