Avaliação do serviço de distribuição ao varejo: um estudo empírico no segmento dos médios supermercados
DOI:
https://doi.org/10.19094/contextus.v10i2.32151Palavras-chave:
Cadeia de suprimentos. Logística. Distribuição. Serviço ao cliente. Supermercados.Resumo
Este artigo tem como objetivo analisar o posicionamento estratégico de distribuidores e atacadistas do varejo alimentarno serviço prestado aos médios supermercados numa cidade do Nordeste brasileiro. Foi realizado um estudo tipo surveycom respostas válidas de quarenta médios supermercados. Os resultados da pesquisa permitiram elaborar um ranking daimportância dos principais atributos relacionados ao serviço de distribuição, avaliar o nível de satisfação dos varejistasem relação aos seus dez principais distribuidores e analisar como estes últimos se posicionam estrategicamente nomercado em relação a um grupo de atributos do serviço oferecido. Na avaliação do posicionamento estratégico, foramutilizadas matrizes absolutas e relativas de importância e desempenho. Os resultados oferecem uma importante base deconhecimentos para que os gestores do marketing e da logística possam construir matrizes de oportunidades, de forma areduzir as lacunas do serviço existentes entre as práticas correntes e as melhores práticas do mercado.Downloads
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