Avaliação do serviço de distribuição ao varejo: um estudo empírico no segmento dos médios supermercados

Autores

  • Domingos Fernandes Campos Universidade Potiguar

DOI:

https://doi.org/10.19094/contextus.v10i2.32151

Palavras-chave:

Cadeia de suprimentos. Logística. Distribuição. Serviço ao cliente. Supermercados.

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar o posicionamento estratégico de distribuidores e atacadistas do varejo alimentarno serviço prestado aos médios supermercados numa cidade do Nordeste brasileiro. Foi realizado um estudo tipo surveycom respostas válidas de quarenta médios supermercados. Os resultados da pesquisa permitiram elaborar um ranking daimportância dos principais atributos relacionados ao serviço de distribuição, avaliar o nível de satisfação dos varejistasem relação aos seus dez principais distribuidores e analisar como estes últimos se posicionam estrategicamente nomercado em relação a um grupo de atributos do serviço oferecido. Na avaliação do posicionamento estratégico, foramutilizadas matrizes absolutas e relativas de importância e desempenho. Os resultados oferecem uma importante base deconhecimentos para que os gestores do marketing e da logística possam construir matrizes de oportunidades, de forma areduzir as lacunas do serviço existentes entre as práticas correntes e as melhores práticas do mercado.

Biografia do Autor

Domingos Fernandes Campos, Universidade Potiguar

Doutor em Engenharia da Produção pela Universidad Politecnica de Madrid. Professor do Mestrado Profissional em Administração da Universidade Potiguar.

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Publicado

2012-12-31

Como Citar

Campos, D. F. (2012). Avaliação do serviço de distribuição ao varejo: um estudo empírico no segmento dos médios supermercados. Contextus – Revista Contemporânea De Economia E Gestão, 10(2), 83–98. https://doi.org/10.19094/contextus.v10i2.32151

Edição

Seção

Artigos