Impacto da externalização de serviços secundários em uma instituição de ensino superior

Autores

  • Bruno Alves dos Santos Universidade do Vale do Rio dos Sinos
  • Carlos Alberto Diehl Universidade do Vale do Rio dos Sinos
  • Rosane de Fátima Andrioli Universidade do Vale do Rio dos Sinos

DOI:

https://doi.org/10.19094/contextus.v11i1.32154

Palavras-chave:

Estratégia. Decisão. Externalização. Terceirização. Instituição de Ensino Superior (IES).

Resumo

Este artigo objetiva investigar a implantação da externalização de determinados processos em uma IES particular doSul do Brasil. Mediante estudo de caso, verifica-se o processo de externalização executado pela IES. São utilizadasentrevistas semiestruturadas, com três gestores que participaram dos processos de externalização, e pesquisa documentalpara a coleta de evidências. A investigação contemplou três atividades: alimentação, manutenção e limpeza e segurança.As duas primeiras passaram por processos de externalização distintos e a terceira mantém-se executada internamente.Os resultados apontam que na atividade de alimentação houve problemas no processo de externalização, com impactonegativo para os clientes, enquanto na de manutenção e limpeza há vantagens de custo e desempenho. Quanto àsegurança, a IES entende que, em função do potencial impacto negativo para os alunos e pela dificuldade em encontrarum fornecedor de serviços condizente, o recomendável é a manutenção da atividade internamente.

Biografia do Autor

Bruno Alves dos Santos, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Administrador – Gestão para Inovação e Liderança.Unisinos.

Carlos Alberto Diehl, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Doutor em Engenharia de Produção - Controle. Estratégico de Custos .Professor do PPG em Ciências Contábeis da Unisinos.

Rosane de Fátima Andrioli, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Mestre em Ciências Contábeis pela Universidade do Vale do Rio do Sinos - UNISINOS. Professora da Faculdade São Judas Tadeu em Porto Alegre.

Downloads

Publicado

2013-06-30

Como Citar

Alves dos Santos, B., Diehl, C. A., & Andrioli, R. de F. (2013). Impacto da externalização de serviços secundários em uma instituição de ensino superior. Contextus – Revista Contemporânea De Economia E Gestão, 11(1), 7–24. https://doi.org/10.19094/contextus.v11i1.32154

Edição

Seção

Artigos