O monitoramento de concorrentes na pequena empresa: um estudo de caso em empresa catarinense

Authors

  • Éverton Luís Pellizzaro de Lorenzi Cance Universidade do Estado de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.19094/contextus.v11i1.32155

Keywords:

Monitoramento. Ambiente externo. Concorrentes. Pequena empresa.

Abstract

Entre os inúmeros fatores e variáveis que compõem o ambiente externo, os concorrentes figuram como força relevantepara a compreensão da situação competitiva das empresas. Os pequenos negócios, embora tenham menor disponibilidadede recursos financeiros, humanos e tecnológicos em relação às grandes empresas, precisam empreender a atividade demonitoramento dos concorrentes e encontrar alternativas que viabilizem sua realização. Nesse contexto, o presenteestudo tem por objetivo analisar o processo de monitoramento de concorrentes em uma empresa de pequeno porte, e,para isso, lançou-se mão do método de estudo de caso. Os resultados corroboram outros estudos na área e indicaram quea pequena empresa investigada monitora os concorrentes com pouca ênfase e o faz por meio de fontes pessoais externasà organização.

Author Biography

Éverton Luís Pellizzaro de Lorenzi Cance, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo. Professor Adjunto da Universidade do Estado de Santa Catarina/UDESC. Docente permanente do Mestrado Acadêmico em Administração e do Mestrado Profissional em Administração da UDESC.

Published

2013-06-30

How to Cite

Cance, Éverton L. P. de L. (2013). O monitoramento de concorrentes na pequena empresa: um estudo de caso em empresa catarinense. Contextus - Contemporary Journal of Economics and Management, 11(1), 25–38. https://doi.org/10.19094/contextus.v11i1.32155

Issue

Section

Articles