Oportunidades de melhoria na disciplina de Contabilidade Introdutória com a utilização do modelo Kano e da matriz de importância versus desempenho

Autores

  • Paulo Roberto da Cunha Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Silvana Anita Walter Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Roseli Pauli Winter Universidade Regional de Blumenau
  • Francisco Carlos Fernandes Universidade Regional de Blumenau

DOI:

https://doi.org/10.19094/contextus.v11i2.32162

Palavras-chave:

Contabilidade Introdutória. Atributos de qualidade. Modelo Kano. Matriz de Importância versus Desempenho. Linearidade e não-linearidade.

Resumo

O objetivo foi verificar as oportunidades de melhoria da disciplina de Contabilidade Introdutória apartir da percepção de alunos. Realizou-se um levantamento, de caráter descritivo, em uma abordagemquantitativa. Foi utilizado questionário para coleta de dados, aplicado, de forma censitária, aos alunosmatriculados na disciplina de Contabilidade Introdutória nos cursos de Ciências Contábeis e deAdministração de uma instituição de ensino superior do Vale do Itajaí (SC). Concluiu-se comoprioridades de melhoria no curso de Ciências Contábeis, utilizando-se o Modelo Kano em conjuntocom a Matriz de Importância versus Desempenho, a utilização de laboratório para a resolução deexercícios; a modernidade dos laboratórios de informática, a infraestrutura da sala de aula. No cursode Administração, foram consideradas prioridades de melhoria a oferta de atividades extracurricularese a modernidade dos laboratórios de informática.

Biografia do Autor

Paulo Roberto da Cunha, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutor em Ciências Contábeis e Administração pela FURB; Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis -PPGCC/FURB; Professor da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC);

Silvana Anita Walter, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Doutora em Administração pela PontifíciaUniversidade Católica do Paraná; Professora do Mestrado Profissional em Administração da Universidade Estadual do Oeste do Paraná -UNIOESTE - Campus Cascavel;

Roseli Pauli Winter, Universidade Regional de Blumenau

Bacharel em Ciências Contábeis pela FURB;

Francisco Carlos Fernandes, Universidade Regional de Blumenau

Doutor em Controladoria e Contabilidade pela FEA/USP; Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis -PPGCC/FURB;

Downloads

Publicado

2013-12-31

Como Citar

Roberto da Cunha, P., Walter, S. A., Winter, R. P., & Fernandes, F. C. (2013). Oportunidades de melhoria na disciplina de Contabilidade Introdutória com a utilização do modelo Kano e da matriz de importância versus desempenho. Contextus – Revista Contemporânea De Economia E Gestão, 11(2), 31–52. https://doi.org/10.19094/contextus.v11i2.32162

Edição

Seção

Artigos