Governança eletrônica sob perspectiva institucional: análise do portal de periódicos da Capes
DOI:
https://doi.org/10.19094/contextus.v11i2.32163Palavras-chave:
Governo eletrônico. Governança eletrônica. e-Serviço público. Portal de Periódicos da Capes. Pesquisa qualitativa.Resumo
Em um contexto de crescimento das Tecnologias de Informação e Comunicação nas organizações,surgiu a necessidade de adoção de tecnologia também nos governos, para a melhoria dos processosadministrativos, da prestação de serviços públicos e da participação social, através de práticas degovernança eletrônica. Este estudo buscou verificar como os fatores institucionais influenciam asorganizações a implementar práticas de governança eletrônica. Para isso, foi proposto um modeloconceitual que busca identificar a influência de pressões coercitivas, normativas e miméticas naimplementação de práticas de governança eletrônica, através de proposições de pesquisa. Utilizou-se aabordagem qualitativa de pesquisa, através do estudo de caso único sobre o Portal de Periódicos daCapes. Os resultados encontrados corroboram as proposições do modelo conceitual, sugerindo que aCapes foi influenciada por modelos bem-sucedidos no ambiente organizacional e por órgãos como oMEC e o governo federal na adoção dessa tecnologia.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores, no ato da submissão, aceitam a declaração abaixo:
Nós autores mantemos sobre nosso artigo publicado os direitos autorais e concedemos à revista Contextus o direito de primeira publicação, com uma licença Creative Commons na modalidade Atribuição – Não Comercial 4.0 Internacional, a qual permite o compartilhamento com reconhecimento da autoria e da publicação inicial nesta revista.
Temos ciência de estarmos autorizados a assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), também com reconhecimento tanto da autoria, quanto da publicação inicial neste periódico.
Atestamos que o artigo é original ou inédito, não foi publicado, até esta data, em nenhum periódico brasileiro ou estrangeiro, quer em português, quer em versão em outra língua, nem está encaminhado para publicação simultânea em outras revistas.
Sabemos que o plágio não é tolerado pela revista Contextus e asseguramos que o artigo apresenta as fontes de trechos de obras citadas, incluindo os de qualquer trabalho prévio produzido e publicado pelos próprios autores.