Governança eletrônica sob perspectiva institucional: análise do portal de periódicos da Capes

Autores

  • Gabriela Viale Pereira Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Marie Anne Macadar Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Vanessa Marques Daniel Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.19094/contextus.v11i2.32163

Palavras-chave:

Governo eletrônico. Governança eletrônica. e-Serviço público. Portal de Periódicos da Capes. Pesquisa qualitativa.

Resumo

Em um contexto de crescimento das Tecnologias de Informação e Comunicação nas organizações,surgiu a necessidade de adoção de tecnologia também nos governos, para a melhoria dos processosadministrativos, da prestação de serviços públicos e da participação social, através de práticas degovernança eletrônica. Este estudo buscou verificar como os fatores institucionais influenciam asorganizações a implementar práticas de governança eletrônica. Para isso, foi proposto um modeloconceitual que busca identificar a influência de pressões coercitivas, normativas e miméticas naimplementação de práticas de governança eletrônica, através de proposições de pesquisa. Utilizou-se aabordagem qualitativa de pesquisa, através do estudo de caso único sobre o Portal de Periódicos daCapes. Os resultados encontrados corroboram as proposições do modelo conceitual, sugerindo que aCapes foi influenciada por modelos bem-sucedidos no ambiente organizacional e por órgãos como oMEC e o governo federal na adoção dessa tecnologia.

Biografia do Autor

Gabriela Viale Pereira, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGAd) da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

Marie Anne Macadar, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Professora e Pesquisadora do Programa de Pós- Graduação em Administração (PPGAd) da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

Vanessa Marques Daniel, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Mestre em Administração pelo programa de Pós-Graduação em Administração (PPGAd) da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

Downloads

Publicado

2013-12-31

Como Citar

Pereira, G. V., Macadar, M. A., & Daniel, V. M. (2013). Governança eletrônica sob perspectiva institucional: análise do portal de periódicos da Capes. Contextus – Revista Contemporânea De Economia E Gestão, 11(2), 53–75. https://doi.org/10.19094/contextus.v11i2.32163

Edição

Seção

Artigos