Identificando a relação entre alavancagem financeira e investimento nas empresas brasileiras não financeiras de capital aberto

Autores

  • Andrei Aparecido de Albuquerque Universidade Federal de São Carlos
  • Alberto Borges Matias Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.19094/contextus.v11i2.32164

Palavras-chave:

Alavancagem financeira. Investimento. Estrutura de capital. Capital de terceiros. Oportunidades de crescimento.

Resumo

O objetivo deste trabalho foi examinar se a alavancagem financeira afeta as decisões de investimentodas empresas brasileiras não financeiras de capital aberto. O estudo foi desenvolvido com testes para operíodo de 2001 a 2011, utilizando-se do método de regressão linear múltipla com dados em painelusando efeitos fixos e efeitos aleatórios. Pelos resultados encontrados, pode-se afirmar que existe umaforte relação negativa entre alavancagem financeira e investimento nas empresas brasileiras nãofinanceiras de capital aberto. Esse relacionamento negativo é ainda mais intenso nas empresas combaixas oportunidades de crescimento.

Biografia do Autor

Andrei Aparecido de Albuquerque, Universidade Federal de São Carlos

Doutor em Administração de Organizações; Mestre
em Controladoria e Contabilidade pela USP/FEA-RP; MBA em Controladoria e Finanças pela FUNDACE/USP; Bacharel em Ciências Contábeis pela USP/FEA- RP; Docente do Departamento de Engenharia de Produção da Universidade Federal de São Carlos.

Alberto Borges Matias, Universidade de São Paulo

Doutor, Mestre e Bacharel em Administração pela Universidade de São Paulo; Professor Titular da USP; Docente do Departamento de Administração da FEA- RP/USP.

Downloads

Publicado

2013-12-31

Como Citar

Aparecido de Albuquerque, A., & Matias, A. B. (2013). Identificando a relação entre alavancagem financeira e investimento nas empresas brasileiras não financeiras de capital aberto. Contextus – Revista Contemporânea De Economia E Gestão, 11(2), 76–104. https://doi.org/10.19094/contextus.v11i2.32164

Edição

Seção

Artigos