Análise das atribuições e da participação do controller no processo sucessório em uma empresa familiar
DOI:
https://doi.org/10.19094/contextus.v11i2.32166Palavras-chave:
Empresas Familiares. Sucessão Familiar. Controller. Controladoria. Planejamento.Resumo
A falta de capital, a ausência de conhecimento no campo do negócio e fatores sociais e/ou econômicos são alguns dos motivos responsáveis pelo alto índice de mortalidade das empresas familiares.Pesquisas revelam que o processo de sucessão também contribui para o avanço desse índice. Sendo assim, o objetivo deste estudo é analisar as atribuições e a participação do controller no processo sucessório de uma empresa familiar. A presente pesquisa é delineada como exploratória ecaracterizada como estudo de caso, com abordagem qualitativa. Foram realizadas oito entrevistasenvolvendo o sucedido, sucessores e gerentes da empresa, ou seja, foram entrevistados indivíduos envolvidos, direta ou indiretamente, no processo de sucessão da organização em estudo. Os dados coletados nas entrevistas foram tratados pelo método de análise de conteúdo. Entre os resultados obtidos, observa-se que o controller possui um papel importante para o processo de sucessão em umaorganização, produzindo informações, gerindo e propondo estratégias e auxiliando nas tomadas dedecisões.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores, no ato da submissão, aceitam a declaração abaixo:
Nós autores mantemos sobre nosso artigo publicado os direitos autorais e concedemos à revista Contextus o direito de primeira publicação, com uma licença Creative Commons na modalidade Atribuição – Não Comercial 4.0 Internacional, a qual permite o compartilhamento com reconhecimento da autoria e da publicação inicial nesta revista.
Temos ciência de estarmos autorizados a assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), também com reconhecimento tanto da autoria, quanto da publicação inicial neste periódico.
Atestamos que o artigo é original ou inédito, não foi publicado, até esta data, em nenhum periódico brasileiro ou estrangeiro, quer em português, quer em versão em outra língua, nem está encaminhado para publicação simultânea em outras revistas.
Sabemos que o plágio não é tolerado pela revista Contextus e asseguramos que o artigo apresenta as fontes de trechos de obras citadas, incluindo os de qualquer trabalho prévio produzido e publicado pelos próprios autores.