RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL E GESTÃO DE PESSOAS: A PERSPECTIVA DOS TRABALHADORES DE UMA EMPRESA PÚBLICA

Autores

  • Raquel Napoleão Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
  • Antônio Moreira de Carvalho Neto Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
  • Gustavo Simão Lima Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
  • Pedro Gonçalves Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
  • Tatiana Almeida

DOI:

https://doi.org/10.19094/contextus.v12i2.32177

Palavras-chave:

Responsabilidade social empresarial. Gestão de pessoas. Relação empresa-empregado. Indicadores Ethos. Percepção dos trabalhadores.

Resumo

Este artigo analisa a percepção de trabalhadores e gestores em relação às políticas e práticas de gestão de pessoas (GP) sob o foco da Responsabilidade Social Empresarial (RSE). A análise foi feita em uma empresa pública de economia mista a partir dos indicadores Ethos de RSE. A escolha metodológica recaiu sobre uma pesquisa quantitativa de caráter descritivo. O método utilizado foi o survey. Com base nos indicadores Ethos, foi aplicado questionário fechado aos empregados e aos gerentes da empresa e também foi realizada análise documental. A amostra foi composta por 247 empregados, numa população de 850 pessoas. Os resultados sugerem uma percepção positiva sobre a empresa e as práticas de GP relativas aos cuidados com a saúde, a segurança e as condições de trabalho; comportamento diante de demissões; preparação para a aposentadoria. Por outro lado, há uma percepção menos positiva em relação à gestão participativa e relações com trabalhadores terceirizados.

Biografia do Autor

Antônio Moreira de Carvalho Neto, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)



Gustavo Simão Lima, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)




Downloads

Publicado

2014-10-06

Como Citar

Napoleão, R., Neto, A. M. de C., Lima, G. S., Gonçalves, P., & Almeida, T. (2014). RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL E GESTÃO DE PESSOAS: A PERSPECTIVA DOS TRABALHADORES DE UMA EMPRESA PÚBLICA. Contextus – Revista Contemporânea De Economia E Gestão, 12(2), 38–64. https://doi.org/10.19094/contextus.v12i2.32177

Edição

Seção

Artigos