VALIDAÇÃO DE CONSTRUTOS PARA A PESQUISA COM DISTRIBUIDORES DE UMA CADEIA DE SUPRIMENTOS COM A TÉCNICA DE Q-SORT E ANÁLISE FATORIAL CONFIRMATÓRIA
DOI:
https://doi.org/10.19094/contextus.v12i2.32181Palavras-chave:
Gestão da cadeia de suprimentos. Fabricantes. Distribuidores. Integração.Resumo
Os estudos sobre a gestão da cadeia de suprimentos se caracterizam pela relação entre fabricante e fornecedores, com poucos trabalhos sobre a relação entre fabricante e distribuidores. Este estudo tenta preencher essa lacuna na literatura ao propor a validação de construtos teóricos que contribuam para futuras pesquisas sobre as relações existentes na integração a jusante na cadeia de suprimentos. Mais especificamente, este estudo propõe a construção e a validação dos seguintes construtos: monitoramento do desempenho dos distribuidores, envolvimento direto entre fabricante e distribuidores, recursos e transferência de conhecimentos, e desempenho geral e operacional dos distribuidores. Para atingir esse objetivo, uma série de etapas foi desenvolvida para que a construção de escalas válidas e confiáveis fosse alcançada. Foi utilizada a técnica questionnaire sorting com doze doutores na área bem como uma análise fatorial confirmatória com dados de 199 empresas participantes da pesquisa. Os resultados levaram ao refinamento e a validação do instrumento.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores, no ato da submissão, aceitam a declaração abaixo:
Nós autores mantemos sobre nosso artigo publicado os direitos autorais e concedemos à revista Contextus o direito de primeira publicação, com uma licença Creative Commons na modalidade Atribuição – Não Comercial 4.0 Internacional, a qual permite o compartilhamento com reconhecimento da autoria e da publicação inicial nesta revista.
Temos ciência de estarmos autorizados a assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), também com reconhecimento tanto da autoria, quanto da publicação inicial neste periódico.
Atestamos que o artigo é original ou inédito, não foi publicado, até esta data, em nenhum periódico brasileiro ou estrangeiro, quer em português, quer em versão em outra língua, nem está encaminhado para publicação simultânea em outras revistas.
Sabemos que o plágio não é tolerado pela revista Contextus e asseguramos que o artigo apresenta as fontes de trechos de obras citadas, incluindo os de qualquer trabalho prévio produzido e publicado pelos próprios autores.