CONTRIBUIÇÕES ENVIADAS AO IASB/FASB REFERENTES À REVISÃO DO DRAFT DE RECONHECIMENTO DE RECEITAS
DOI:
https://doi.org/10.19094/contextus.v12i3.508Palavras-chave:
Economia da Regulação. Teoria da Competição entre Grupos de Interesse. Regulação Contábil. Teoria da Contabilidade.Resumo
Este estudo objetivou investigar como os incentivos influenciadores das contribuições das empresas enviadas ao IASB/FASB, referente à revisão do Projeto de Exposição (Revised Exposure Draft) de reconhecimento de receitas, estão relacionados com as teorias de regulação já desenvolvidas no âmbito da teoria da contabilidade. A pesquisa foi conduzida por meio de análise de conteúdo, na qual foram identificadas demandas dentro da revisão do draft e analisaram-se os argumentos que fomentaram a manifestação dos diferentes grupos de interesse. Utilizou-se uma amostra com 30 empresas privadas, representantes das regiões geográficas consideradas as mais ativas do mundo em relação ao volume de contribuições enviadas aos normatizadores. Os resultados encontrados demonstraram que existe uma forte consonância dos incentivos das empresas com a teoria da competição entre grupos de interesses, existindo também forte reclamação por parte destas no excesso de informações requeridas pelos reguladores, encontrando apoio teórico no conceito de overproduction. Muitos dos argumentos realizados pelas empresas ocorrem pelo fato dos reguladores não apresentarem uma teoria contábil subjacente a determinado procedimento operacional proposto.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores, no ato da submissão, aceitam a declaração abaixo:
Nós autores mantemos sobre nosso artigo publicado os direitos autorais e concedemos à revista Contextus o direito de primeira publicação, com uma licença Creative Commons na modalidade Atribuição – Não Comercial 4.0 Internacional, a qual permite o compartilhamento com reconhecimento da autoria e da publicação inicial nesta revista.
Temos ciência de estarmos autorizados a assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), também com reconhecimento tanto da autoria, quanto da publicação inicial neste periódico.
Atestamos que o artigo é original ou inédito, não foi publicado, até esta data, em nenhum periódico brasileiro ou estrangeiro, quer em português, quer em versão em outra língua, nem está encaminhado para publicação simultânea em outras revistas.
Sabemos que o plágio não é tolerado pela revista Contextus e asseguramos que o artigo apresenta as fontes de trechos de obras citadas, incluindo os de qualquer trabalho prévio produzido e publicado pelos próprios autores.