COMPORTAMENTO EMPREENDEDOR DE PROPRIETÁRIOS DE LAN HOUSES NA COMUNIDADE DA ROCINHA, RIO DE JANEIRO, BRASIL

Autores

  • Joysi Moraes Universidade Federal Fluminense
  • Sandra R.H. Mariano Universidade Federal Fluminense
  • Silvio Medeiros Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.19094/contextus.v12i3.578

Palavras-chave:

Empreendedor. Comportamento empreendedor. Economia informal. Lan houses. Rocinha (Rio de Janeiro).

Resumo

O objetivo deste artigo é investigar as características, comportamentos, motivações para iniciar um negócio e as práticas de gestão dos empresários, donos de lan houses, que operam no contexto da economia informal na Rocinha, a maior favela do Brasil, onde 90.9 % das empresas são informais. Foi realizada uma survey utilizando o Thematic Apperception Test, proposto por McClelland, adaptado para o contexto brasileiro. Dos 92 empreendedores de lan houses na Rocinha, 44 responderam ao questionário TAT. Os dados foram tratados utilizando o SPSS 16.0 A análise sugere que o comportamento dos empreendedores na Rocinha converge com as características empreendedoras propostas por McClelland e suas principais motivações são a busca de oportunidades de negócios e aumento da renda e se orientam pela busca da satisfação das necessidades dos clientes, mas tem baixa percepção de diferenciação de serviço.

Biografia do Autor

Joysi Moraes, Universidade Federal Fluminense

Doutora em Administração, ênfase em Organizações, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (EA/UFRGS). Professora Adjunta da Universidade Federal Fluminense (UFF). Coordenadora da Curso de Graduação em Processos Gerenciais - Ênfase em Empreendedorismo. Coordenadora de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Gestã oe Empreendedorismo (PPGE).

Sandra R.H. Mariano, Universidade Federal Fluminense

Doutora em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio Janeiro (UFRJ). Professora Associada da Universidade Federal Fluminense. Chefe do Departamento de Empreendedorismo e Gestão. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Gestão e Empreendedorismo (PPGE).

Silvio Medeiros, Universidade Federal Fluminense

Mestre em Engenharia da Produção pela Universidade Federal Fluminense. Professor nos cursos de pós graduação da Faculdade de Administração da Universidade de Passo Fundo.

Downloads

Publicado

2014-10-31

Como Citar

Moraes, J., Mariano, S. R., & Medeiros, S. (2014). COMPORTAMENTO EMPREENDEDOR DE PROPRIETÁRIOS DE LAN HOUSES NA COMUNIDADE DA ROCINHA, RIO DE JANEIRO, BRASIL. Contextus – Revista Contemporânea De Economia E Gestão, 12(3), 98–122. https://doi.org/10.19094/contextus.v12i3.578

Edição

Seção

Artigos