NEGÓCIOS DE APOIO EM SUPERMERCADOS: ANÁLISE SOB A ÓTICA DOS SEUS PROPRIETÁRIOS

  • Jacir Leonir Casagrande Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL
  • Leandro Medeiros Elias Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC
  • Simone Sehnem Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL e Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC
Palavras-chave: Supermercado. Negócios de Apoio. Gestão Administrativa.

Resumo

Na atualidade, além da comercialização de produtos, os Supermercados possibilitam a satisfação das pessoas. Logo, é algo bastante comum encontrar comércios e serviços de terceiros anexados a esses. Neste cenário, este estudo objetiva analisar como é realizada, por uma rede supermercadista catarinense, a gestão administrativa desses comércios e serviços, também denominados Negócios de Apoio. A pesquisa contou com a participação de uma rede que possui 12 estabelecimentos no estado de Santa Catarina, que atende a 57.000 clientes por dia, contemplando mais de 170 Negócios de Apoio. Assim, os pesquisadores aplicaram um questionário com 130 proprietários desses Negócios, nas seguintes cidades catarinenses: Florianópolis, São José, Criciúma, Palhoça, Blumenau e Joinville. Após os dados coletados, evidenciou-se que não existe uma administração profissionalizada para essa nova realidade dos autosserviços. Dessa forma, este artigo de cunho empírico-exploratório contribui com o início de uma teoria sobre a gestão administrativa para esses negócios. Finaliza-se esse trabalho com uma proposta de gestão administrativa que contemple os anseios dos proprietários dos comércios e serviços instalados em supermercados.

 

Biografia do Autor

Jacir Leonir Casagrande, Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL
Doutor em Engenharia de Produção; Professor e Coordenador do PPGA - Mestrado de Administração da UNISUL.
Leandro Medeiros Elias, Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC
Administrador no Câmpus Tubarão do IFSC. Graduado em Administração; Especialista em Gestão de Empresas; Mestre em Mestrado Acadêmico em Administração.
Simone Sehnem, Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL e Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC
Doutora em Administração; Professora do PPGA - Mestrado de Administração da UNISUL e do PPGA - Mestrado de Administração da UNOESC.
Publicado
2014-10-31
Como Citar
Casagrande, J. L., Elias, L. M., & Sehnem, S. (2014). NEGÓCIOS DE APOIO EM SUPERMERCADOS: ANÁLISE SOB A ÓTICA DOS SEUS PROPRIETÁRIOS. Contextus – Revista Contemporânea De Economia E Gestão, 12(3), 123 - 149. https://doi.org/10.19094/contextus.v12i3.588
Seção
Artigos