A Transposição de Águas da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco: mito ou realidade?

Autores

  • José Carrera Fernandez Universiedade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.19094/contextus.v1i1.11

Palavras-chave:

Rio São Francisco, seca, transposição de bacias hidrográficas, recurso hídricos, abastecimento de água, irrigação, geração de energia elétrica, cobrança pelo uso da água.

Resumo

Este artigo analisa os principais aspectos de transposição de águas entre bacias hidrográficas, tomando-se como referência a bacia do São Francisco. Chama-se atenção para o fato de que o projeto de transposição de águas do rio São Francisco, a despeito de ser uma importante obra de engenharia, não se resume apenas a seus aspectos técnicos. Essa transposição é fundamentalmente uma questão sócio-econômica que, devido a magnitude de seus impactos sobre as regiões afetadas, merece toda a atenção dos governos envolvidos e da sociedade como um todo. Este artigo aborda a questão do financiamento do projeto de transição de águas e analisa as precondições que devem ser satisfeitas para o sucesso desse projeto dessa envergadura, assim como apresenta os principais aspectos para o sucesso desse projeto, à luz da experiência internacional nessa área. Conclui-se que é imprescindível um estudo mais detalhado a cerca dos benefícios e custos sociais, incluindo-se aí as externalidades e os custos ambientais, que este projeto pode causar a toda a sociedade. É necessária ainda uma avaliação criteriosa do preço de uso da água nas várias modalidades, pois é a possibilidade de gerar benefícios presentes em regiões carentes, em detrimento de benefícios futuros, que abre-se a perspectiva de se obter benefícios sociais em excesso aos custos de transposição propriamente ditos.

Downloads

Publicado

2003-06-30

Como Citar

Fernandez, J. C. (2003). A Transposição de Águas da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco: mito ou realidade?. Contextus – Revista Contemporânea De Economia E Gestão, 1(1), p. 7 – 21. https://doi.org/10.19094/contextus.v1i1.11

Edição

Seção

Artigos