FATORES DETERMINANTES DO NÍVEL DE DIVULGAÇÃO AMBIENTAL NAS MAIORES TRANSNACIONAIS BRASILEIRAS
DOI:
https://doi.org/10.19094/contextus.v14i3.872Palavras-chave:
Divulgação Voluntária. Transnacionais. Teoria da Divulgação. Nível de Divulgação Ambiental. Teoria da Legitimidade.Resumo
Este estudo analisa que variáveis podem influenciar o nível de divulgação ambiental junto as maiores organizações transnacionais brasileira, segundo a Fundação Dom Cabral. Trata-se de um estudo exploratório-descritivo e documental, de abordagem quantitativa, cujo levantamento de dados, se deu a partir dos relatórios anuais, de sustentabilidade e formulários de referência publicados no período de 2013 a 2014 pelas 32 organizações analisadas e divulgados junto ao site da BM&FBOVESPA e nos seus sítios institucionais. Utilizou-se a regressão linear múltipla para análise dos dados. Os resultados demonstraram que o grau de internacionalização é fator significativo para o nível de divulgação ambiental, confirmando-se a visão de que quanto maior os laços de Transnacionalidade existentes, maiores são a busca das empresas por alternativas capazes de estabelecer garantias relacionadas ao fortalecimento das relações com seus stakeholders. No entanto aspectos tais como: tamanho, endividamento, setor de atividade e desempenho não apresentaram relevância.
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