Aprendizagem em comunidades de prática: estudo em um grupo de pesquisa

Autores

  • Raquel Engelman Universidade Feevale
  • Dusan Schreiber universidade feevale
  • Maria Cristina Bohnenberger Universidade Feevale
  • Vânia Gisele Bessi Universidade Feevale

DOI:

https://doi.org/10.19094/contextus.v15i2.908

Palavras-chave:

Aprendizagem. Teoria Aprendizagem Situada. Comunidades de Prática. Conhecimento. Grupos de Pesquisa.

Resumo

A Teoria da Aprendizagem Situada considera a aprendizagem como socialmente construída e fundamentada em situações concretas e o conhecimento não como primariamente abstrato e simbólico, mas como provisório, mediado e socialmente construído, com significados intersubjetivos atribuídos às práticas compartilhadas na organização. A presente pesquisa teve como objetivo compreender, à luz da abordagem de Aprendizagem Situada, o processo de aprendizagem em um grupo de pesquisa concebido como comunidade de prática, de uma universidade pública, do sul do país. Os dados foram coletados a partir de observação não participante, pelo período de três meses, no laboratório onde o grupo trabalha, além de 12 entrevistas semiestruturadas. Com base nos dados coletados, foi possível identificar, em diferentes graus, diversos elementos de comunidades de prática apresentados pela teoria selecionada, tais como o ambiente/contexto, a liderança, a conectividade, a aprendizagem formal/informal e artefatos não humanos.

 

Biografia do Autor

Raquel Engelman, Universidade Feevale

Professor-pesquisador na Universidade Feevale. Doutora e Mestre em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Dusan Schreiber, universidade feevale

Doutor em Administração. Professor do Mestrado Profissional em Indústria Criativa da Universidade Feevale.

Maria Cristina Bohnenberger, Universidade Feevale

Doutora em Administração. Professora do Mestrado Profissional em Indústria Criativa da Universidade Feevale.

Vânia Gisele Bessi, Universidade Feevale

Doutora em Administração. Professora do Mestrado Profissional em Indústria Criativa da Universidade Feevale.

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Arquivos adicionais

Publicado

2017-11-14

Como Citar

Engelman, R., Schreiber, D., Bohnenberger, M. C., & Bessi, V. G. (2017). Aprendizagem em comunidades de prática: estudo em um grupo de pesquisa. Contextus – Revista Contemporânea De Economia E Gestão, 15(2), 34–58. https://doi.org/10.19094/contextus.v15i2.908

Edição

Seção

Artigos