Conflitos de relacionamento entre franqueador e franqueados: um estudo em franquias do ramo alimentício sob a ótica do franqueado na região administrativa de Marília (SP)

Autores

  • Clariana Ribeiro Nogueira Universidade Estadual de Maringá-UEM
  • Ana Elisa Bressan Smith Lourenzani Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP/Câmpus de Tupã
  • Natália Dadario Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP/Câmpus de Tupã

DOI:

https://doi.org/10.19094/contextus.v15i3.924

Palavras-chave:

Franquias. Relacionamento franqueador-franqueado. Satisfação do franqueado. Contrato de franquia. Teoria da agência.

Resumo

Desde que o franchising surgiu no Brasil, tem sido crescente o interesse de empreendedores por esse formato de negócio. Nas franquias, o franqueado é dono de seu próprio negócio e não empregado do franqueador, e a relação destes é regulada por um contrato com direitos e deveres preestabelecidos. Como existe uma relação de dependência bilateral entre o franqueador e o franqueado, deve-se considerar que o melhor desempenho do negócio depende do relacionamento deles, visando a uma gestão mais eficiente e coordenada. O tema ainda carece de estudos mais profundos e críticos, principalmente em regiões distantes de grandes centros. O estudo objetivou analisar o relacionamento franqueador-franqueado, mapear pontos críticos e apontar os fatores de conflitos, embasado na teoria da agência.

 

Biografia do Autor

Clariana Ribeiro Nogueira, Universidade Estadual de Maringá-UEM

Mestre em Administração na linha de pesquisa Organizações, estratégia e trabalho pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Graduada em Administração na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP - 2012). Experiência na área de Administração. Atuando em pesquisas principalmente nos seguintes temas: Nova Economia Institucional (NEI); Redes; Sistemas Agroalimentares Diferenciados de leite. Atualmente, professora na Faculdade da Alta Paulista-FAP e na FEOCRUZ - Faculdade Reges de Osvaldo Cruz.

Ana Elisa Bressan Smith Lourenzani, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP/Câmpus de Tupã

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Viçosa (1998), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos (2003), doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos (2006) e Pós-doutorado na Kansas State University. Atualmente é professor assistente da Universidade Estadual Paulista, Campus de Tupã. Tem experiência na área de Gestão de Sistemas Agroindustriais, atuando principalmente nos seguintes temas: ações coletivas, agricultura familiar e indicações geográficas.

 

 

 

 

Natália Dadario, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP/Câmpus de Tupã

Possui graduação em Engenharia Ambiental pela Universidade Estadual Paulista - campus de Presidente Prudente (2012), especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Universidade Estadual Paulista - campus de Bauru (2015) e atualmente é mestranda do Programa de Pós-graduação em Agronegócio e Desenvolvimento da Universidade Estadual Paulista, campus de Tupã. Atua como professora na Faculdade Faccat, lecionando disciplinas para os cursos de Engenharia de Produção e Arquitetura.

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Publicado

2017-12-29

Como Citar

Nogueira, C. R., Lourenzani, A. E. B. S., & Dadario, N. (2017). Conflitos de relacionamento entre franqueador e franqueados: um estudo em franquias do ramo alimentício sob a ótica do franqueado na região administrativa de Marília (SP). Contextus – Revista Contemporânea De Economia E Gestão, 15(3), 8–33. https://doi.org/10.19094/contextus.v15i3.924

Edição

Seção

Artigos