Conflitos de relacionamento entre franqueador e franqueados: um estudo em franquias do ramo alimentício sob a ótica do franqueado na região administrativa de Marília (SP)
DOI:
https://doi.org/10.19094/contextus.v15i3.924Palavras-chave:
Franquias. Relacionamento franqueador-franqueado. Satisfação do franqueado. Contrato de franquia. Teoria da agência.Resumo
Desde que o franchising surgiu no Brasil, tem sido crescente o interesse de empreendedores por esse formato de negócio. Nas franquias, o franqueado é dono de seu próprio negócio e não empregado do franqueador, e a relação destes é regulada por um contrato com direitos e deveres preestabelecidos. Como existe uma relação de dependência bilateral entre o franqueador e o franqueado, deve-se considerar que o melhor desempenho do negócio depende do relacionamento deles, visando a uma gestão mais eficiente e coordenada. O tema ainda carece de estudos mais profundos e críticos, principalmente em regiões distantes de grandes centros. O estudo objetivou analisar o relacionamento franqueador-franqueado, mapear pontos críticos e apontar os fatores de conflitos, embasado na teoria da agência.
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