ESTRATÉGIA DE INTERNACIONALIZAÇÃO ATRAVÉS DE UPGRADING FUNCIONAL

Autores

  • Eduardo Smaniotto PPG Administração Unisinos
  • Ely Laureano Paiva Fundacao Getulio Vargas - FGV EAESP
  • Luciana Marques Vieira PPG Administração Unisinos

DOI:

https://doi.org/10.19094/contextus.v10i1.298

Palavras-chave:

Internacionalização, estratégia funcional, cadeia de valor, governança, cadeia global.

Resumo

Este artigo discute a participação de empresas brasileiras em cadeias globais de valor, tendo como foco do estudo uma empresa do setor calçadista. A maioria das empresas deste setor ainda concentra seus esforços na exportação indireta, participando de maneira reativa nas cadeias globais de valor calçadista. Neste estudo, destaca-se a estratégia adotada por uma empresa brasileira  no mercado alemão que busca se internacionalizar com marca própria, desenvolvendo o chamado upgrading funcional.  Este direcionamento rompe com a lógica da governança de cadeia exercida pelos varejistas internacionais (buyer-driven). Os métodos utilizados foram o grupo de foco e o estudo de caso da empresa “A”. O estudo encontra similaridades com conceitos propostos sobre cadeias globais de valor e analisa a mudança no posicionamento estratégico da empresa. Os resultados contribuem para o entendimento das mudanças estratégicas necessárias para estágios mais avançados de inserção das empresas brasileiras nos mercados externos.

Biografia do Autor

Eduardo Smaniotto, PPG Administração Unisinos

Graduado em Comércio Exterior, Unisinos. Mestre em Administração pela Unisinos. Executivo de vendas do setor calçadista.

Ely Laureano Paiva, Fundacao Getulio Vargas - FGV EAESP

Mestre e Doutor em Administração pelo PPGA/UFRGS. Coordenador do Mestrado e Doutorado em Administração da FGV EAESP.

Luciana Marques Vieira, PPG Administração Unisinos

Mestre em Administração PPGA/UFRGS, Phd em Economia Agro-alimentar, the University of Reading, Inglaterra. Professora adjunta PPG Administração Unisinos.

Downloads

Publicado

2012-08-25

Como Citar

Smaniotto, E., Paiva, E. L., & Vieira, L. M. (2012). ESTRATÉGIA DE INTERNACIONALIZAÇÃO ATRAVÉS DE UPGRADING FUNCIONAL. Contextus – Revista Contemporânea De Economia E Gestão, 10(1), 20–34. https://doi.org/10.19094/contextus.v10i1.298

Edição

Seção

Artigos