O COMÉRCIO JUSTO COMO AGENTE MITIGADOR DAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS: O CASO DO ALGODÃO ECOLÓGICO
DOI:
https://doi.org/10.19094/contextus.v10i1.319Palavras-chave:
Comércio Justo, mitigação das mudanças climáticas, agroecologia, algodão ecológico, orgânicoResumo
O Comércio Justo é uma configuração comercial orientada ao desenvolvimento sustentável, com melhores condições de trocas, promovendo a preservação do meio ambiente e proporcionando melhores condições aos produtores. Nesta pesquisa, objetivou-se evidenciar como o Comércio Justo pode contribuir para mitigar os efeitos das mudanças climáticas. A pesquisa foi realizada em duas etapas, a primeira exploratória, em busca de exemplos práticos relatados na teoria e a segunda, descritiva onde coletaram-se dados junto a organizações de Comércio Justo que integram a cadeia do algodão agroecológico. Este algodão é produzido com o uso de técnicas agrícolas sustentáveis e possui certificação de orgânico e de Comércio Justo. Os resultados sugerem que o Comércio Justo pode ser uma alternativa capaz de amenizar os efeitos nocivos da produção em grandes escalas e intensiva no uso de agroquímicos. São evidenciados os avanços observados nesse sentido, assim como apresenta-se as carências que ainda devem ser trabalhadas.Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores, no ato da submissão, aceitam a declaração abaixo:
Nós autores mantemos sobre nosso artigo publicado os direitos autorais e concedemos à revista Contextus o direito de primeira publicação, com uma licença Creative Commons na modalidade Atribuição – Não Comercial 4.0 Internacional, a qual permite o compartilhamento com reconhecimento da autoria e da publicação inicial nesta revista.
Temos ciência de estarmos autorizados a assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), também com reconhecimento tanto da autoria, quanto da publicação inicial neste periódico.
Atestamos que o artigo é original ou inédito, não foi publicado, até esta data, em nenhum periódico brasileiro ou estrangeiro, quer em português, quer em versão em outra língua, nem está encaminhado para publicação simultânea em outras revistas.
Sabemos que o plágio não é tolerado pela revista Contextus e asseguramos que o artigo apresenta as fontes de trechos de obras citadas, incluindo os de qualquer trabalho prévio produzido e publicado pelos próprios autores.