PREDITORES DA INTENÇÃO DE RETORNO ÀS FEIRAS DE NEGÓCIOS: UM ESTUDO COM O PÚBLICO VISITANTE DA VI COSTA VERDE NEGÓCIOS DE ANGRA DOS REIS-RJ

Autores

  • Márcio Moutinho Abdalla Universidade Federal Fluminense - UFF

DOI:

https://doi.org/10.19094/contextus.v10i1.262

Palavras-chave:

Intenção de Retorno, Feira de Negócios, Regressão Logística, Sacrifício Percebido, Satisfação

Resumo

O principal objetivo desse trabalho reside em identificar e discutir as variáveis que predizem as intenções de retorno do público visitante a uma feira de negócios de Angra dos Reis-RJ. A avaliação foi conduzida por meio da realização de uma regressão logística binária, aplicada sobre uma amostra transversal de 277 visitantes do evento. Como resultado, verificou-se que das oito hipóteses testadas, apenas três delas foram aceitas, sendo duas hipóteses relativas ao impacto na predição da intenção de retorno sofrido pela percepção de sacrifício do público visitante; e uma hipótese referente ao efeito da percepção de benefício do evento para a economia local na predição das intenções de retorno. Com tais resultados, conclui-se que o estudo corrobora com os pressupostos de Grönroos (2004), ao postular que a maior parcela do valor percebido pelo cliente pode ser remetida à minimização do sacrifício dele, e não propriamente ao aumento dos benefícios ofertados.

Biografia do Autor

Márcio Moutinho Abdalla, Universidade Federal Fluminense - UFF

http://lattes.cnpq.br /4524218198273943

Downloads

Publicado

2012-08-12

Como Citar

Abdalla, M. M. (2012). PREDITORES DA INTENÇÃO DE RETORNO ÀS FEIRAS DE NEGÓCIOS: UM ESTUDO COM O PÚBLICO VISITANTE DA VI COSTA VERDE NEGÓCIOS DE ANGRA DOS REIS-RJ. Contextus – Revista Contemporânea De Economia E Gestão, 10(1), 123–135. https://doi.org/10.19094/contextus.v10i1.262

Edição

Seção

Artigos