Impacto das atitudes de compra sobre a redução do consumo no contexto de crise econômica
DOI:
https://doi.org/10.19094/contextus.v16i2.1015Palavras-chave:
Crise, Redução do consumo, Percepção a ameaça financeira, Atitude da compra, Análise de Moderação.Resumo
Este estudo tem como objetivo geral relacionar a redução do consumo com o nível de ameaça financeira que as pessoas experimentam em situações de recessão e ver como as atitudes ao comprar – racional, compulsiva e impulsiva – afetam essa relação. Para tanto, realizou-se um estudo de caráter quantitativo por meio de um survey. A técnica de análise de dados utilizada foi a de moderação por meio do software Process. Os resultados indicam que existe uma relação direta entre a redução do consumo e a percepção da ameaça financeira, assim como, sobre essa relação, existem: um efeito moderador direto da variável atitude de compra racional e um efeito moderador indireto da variável atitude de compra compulsiva. A variável atitude de compra impulsiva, no entanto, não se caracteriza como moderadora do estudo.
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