Dialética do “prazer e sofrimento”: a relação de mestrandos e doutorandos com seu trabalho acadêmico

Autores

  • Camila Cristina Rodrigues Salgado Professora do Departamento de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal da Paraíba - DCSA/UFPB
  • Renan Felinto de Farias Aires Professor do Departamento de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal Rural do Semi-Árido - DCSA/UFERSA
  • Fernanda Julyanna Silva Dos Santos Professora da Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN e Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - PPGA/UFRN

DOI:

https://doi.org/10.19094/contextus.v16i2.1049

Palavras-chave:

Psicodinâmica do trabalho, Subjetividade, Dialética prazer-sofrimento, Mestrandos, Doutorandos.

Resumo

A relação de trabalho dentro da sociedade se apresenta como elemento fundamental por meio do qual o homem se estrutura psiquicamente, podendo resultar em prazer e/ou sofrimento, objeto de estudo da psicodinâmica do trabalho. Nesse campo, percebe-se uma lacuna relativa à exploração da dialética prazer-sofrimento no cenário acadêmico quanto à comparação entre mestrandos e doutorandos. Este estudo objetiva compreender a subjetividade da relação de prazer e sofrimento, de mestrandos e doutorandos em administração, com seu trabalho acadêmico. Para isso, realizaram-se entrevistas focalizadas, posteriormente codificadas e analisadas qualitativamente por meio de análise de conteúdo. Como resultados, observou-se que os mestrandos apontaram o sentimento de desprazer como principal fonte de sofrimento e o crescimento profissional como principal fonte de prazer. Os doutorandos, por sua vez, também apontaram o sentimento de desprazer como principal fonte de sofrimento, porém o relacionamento interpessoal no trabalho se destacou como principal fonte de prazer.

Biografia do Autor

Camila Cristina Rodrigues Salgado, Professora do Departamento de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal da Paraíba - DCSA/UFPB

Graduada em Administração pela Universidade Federal da Paraíba, Mestrado em Engenharia de Produção e Doutorado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Renan Felinto de Farias Aires, Professor do Departamento de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal Rural do Semi-Árido - DCSA/UFERSA

Graduado em Administração pela Universidade Federal da Paraíba, Mestre e Doutor em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - PPGA/UFRN

Fernanda Julyanna Silva Dos Santos, Professora da Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN e Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - PPGA/UFRN

Graduada e Mestre em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

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Arquivos adicionais

Publicado

2018-07-25

Como Citar

Salgado, C. C. R., Aires, R. F. de F., & Dos Santos, F. J. S. (2018). Dialética do “prazer e sofrimento”: a relação de mestrandos e doutorandos com seu trabalho acadêmico. Contextus – Revista Contemporânea De Economia E Gestão, 16(2), 113–145. https://doi.org/10.19094/contextus.v16i2.1049

Edição

Seção

Artigos