PESQUISA BIBLIOGRÁFICA SOBRE OS ESTUDOS CIENTÍFICOS RELACIONADOS COM O BITCOIN E A BLOCKCHAIN
DOI:
https://doi.org/10.19094/contextus.v17i3.41986Palavras-chave:
criptomoeda; blockchain; criptomercado; bitcoin; pesquisa bibliográficaResumo
No desenvolvimento das tecnologias de informação e internet, as moedas digitais representam uma nova dinâmica tecnológica e monetária. Em 2008, surgiu o Bitcoin, uma moeda virtual em forma de código de computador que se caracteriza por estar livre de vínculos com autoridades monetárias e por não possuir nacionalidade. O crescente interesse no Bitcoin também é encontrado na ciência. Assim, nosso objetivo foi mapear o conhecimento científico desenvolvido acerca do Bitcoin e da tecnologia Blockchain. Através da pesquisa bibliográfica em duas bases de dados, Science Direct e Scielo, mapearam-se, entre 2008 e 2018, 432 publicações, das quais 80% aconteceram entre 2016 e 2018, evidenciando-se o acelerado crescimento da produção científica. Os principais assuntos pesquisados estão relacionados com o mercado de Bitcoin, a segurança e eficiência da tecnologia Blockchain, o mercado ilegal, além das potenciais aplicações em áreas como energia, saúde, economia compartilhada, Big Data e Internet das Coisas.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores, no ato da submissão, aceitam a declaração abaixo:
Nós autores mantemos sobre nosso artigo publicado os direitos autorais e concedemos à revista Contextus o direito de primeira publicação, com uma licença Creative Commons na modalidade Atribuição – Não Comercial 4.0 Internacional, a qual permite o compartilhamento com reconhecimento da autoria e da publicação inicial nesta revista.
Temos ciência de estarmos autorizados a assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), também com reconhecimento tanto da autoria, quanto da publicação inicial neste periódico.
Atestamos que o artigo é original ou inédito, não foi publicado, até esta data, em nenhum periódico brasileiro ou estrangeiro, quer em português, quer em versão em outra língua, nem está encaminhado para publicação simultânea em outras revistas.
Sabemos que o plágio não é tolerado pela revista Contextus e asseguramos que o artigo apresenta as fontes de trechos de obras citadas, incluindo os de qualquer trabalho prévio produzido e publicado pelos próprios autores.