Gerenciamento de tons das divulgações voluntárias nos press releases das companhias abertas brasileiras
DOI:
https://doi.org/10.19094/contextus.2020.43366Palavras-chave:
gerenciamento de tons, gerenciamento de resultados, divulgação voluntária, análise textual, press releasesResumo
Este artigo objetiva verificar se companhias abertas brasileiras manipulam informações qualitativas mediante gerenciamento de tons. Foram selecionadas 43 empresas pertencentes ao Ibovespa da Brasil, Bolsa e Balcão (B3), com dados trimestrais entre 2017 e 2018. Os dados referentes à tonalidade positiva foram formatados mediante classificação de palavras de Loughran e McDonald (2011), retiradas dos press releases divulgados voluntariamente pelas companhias e analisados pelo software Atlas.ti8. O índice foi regredido contra os accruals discricionários obtidos em dois modelos de gerenciamento de resultados. Os resultados apontam para relação negativa e significativa entre o gerenciamento contábil e a tonalidade positiva dos relatórios, ou seja, companhias com maior tom positivo gerenciam menos resultados. Estes achados apresentam informações relevantes por evidenciar a qualidade dos textos contidos nos relatórios das companhias.
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