Relação da utilidade do orçamento no empoderamento e na criatividade

Palavras-chave: criatividade, utilidades do orçamento, empoderamento, controle gerencial, tecnologia de informação

Resumo

O estudo objetiva analisar a relação entre o nível de utilidade percebida do orçamento no empoderamento e na criatividade. Foi desenvolvida uma pesquisa exploratória, quantitativa, com dados primários provindos de questionário aplicado em 100 gestores em organizações brasileiras de tecnologia de informação. O tratamento dos dados foi realizado por Modelagem de Equações Estruturais. A utilidade percebida do orçamento fornece aos funcionários crença de que têm liberdade para efetuar escolhas, dentro de um certo limite de espaço definido, o que provê suporte e a estrutura de autonomia necessários para o empoderamento e, por sua vez, a criatividade.

Biografia do Autor

Thiago Bruno de Jesus Silva, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Doutorando em Contabilidade pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Mestre em Ciências Contábeis (2016) pela Universidade Regional de Blumenau (FURB), Especialista em Controladoria (2013) e Bacharel em Ciências Contábeis (2012) pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Professor efetivo da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) do Curso de Ciências Contábeis.

Carlos Eduardo Facin Lavarda, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Doutor em Contabilidade pela Universidade de Valência (Espanha, 2008) homologado pela USP (2009), Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Santa Maria (1992), graduado em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (1990), Mestre em Ciências Contábeis pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2004).

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Publicado
2020-06-15
Como Citar
Silva, T. B. de J., & Lavarda, C. E. F. (2020). Relação da utilidade do orçamento no empoderamento e na criatividade. Contextus – Revista Contemporânea De Economia E Gestão, 18, 81-91. https://doi.org/10.19094/contextus.2020.43566
Seção
Artigos