Ecossistema empreendedor: Análise da contribuição de universidades na criação de empresas de base tecnológica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19094/contextus.2021.68011

Palavras-chave:

empreendedorismo, ecossistema empreendedor, empresas de base tecnológica, universidades, casos múltiplos

Resumo

Este artigo teve por objetivo analisar como as instituições de ensino superior contribuem na criação de empresas de base tecnológica. O método de pesquisa foi o de casos múltiplos, representados por duas universidades e cinco empresas de base tecnológica de Belo Horizonte. Foram selecionados negócios que tivessem como fundador aluno ou ex-aluno das universidades pesquisadas. Os resultados mostraram que as instituições apresentam estruturas e programas robustos, mas ainda atuam de forma pouco integrada internamente. Além disso, os empresários não identificam contribuição da sua formação universitária na sua trajetória empreendedora. O estudo contribui para a compreensão do papel da universidade no ecossistema empreendedor. Do ponto de vista teórico, o estudo identificou categorias de análise para se avaliar universidades empreendedoras.

Biografia do Autor

João Paulo Moreira Silva, Programa de Pós-Graduação em Administração - PUC Minas

Doutorando pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), Brasil.

Liliane de Oliveira Guimarães, Programa de Pós-Graduação em Administração – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PPGA/PUC Minas), Brasil

Doutorado em Administração pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo (EAESP/FGV), Brasil.

Professora pelo Programa de Pós-Graduação em Administração – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PPGA/PUC Minas), Brasil.

Edmundo Inácio Júnior, Programa de Pós-Graduação em Administração da Faculdade de Ciências Aplicadas da Unicamp (PPGA/Unicamp), Brasil

Doutorado pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Brasil.

Professor pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Faculdade de Ciências Aplicadas da Unicamp (PPGA/Unicamp), Brasil

José Márcio de Castro, Programa de Pós-Graduação em Administração – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PPGA/PUC Minas), Brasil

Doutorado pela Universidade de São Paulo (USP), Brasil.

Professor pelo Programa de Pós-Graduação em Administração – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PPGA/PUC Minas), Brasil

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Publicado

2021-05-31

Como Citar

Silva, J. P. M., Guimarães, L. de O., Inácio Júnior, E., & Castro, J. M. de. (2021). Ecossistema empreendedor: Análise da contribuição de universidades na criação de empresas de base tecnológica. Contextus – Revista Contemporânea De Economia E Gestão, 19, 160–175. https://doi.org/10.19094/contextus.2021.68011

Edição

Seção

Artigos