Empreendedorismo social como agente na intermediação da inovação social em empresas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19094/contextus.2021.70798

Palavras-chave:

empreendedorismo social, inovação social, negócios de impacto social, interação entre empresas, projetos sociais

Resumo

As organizações têm papel fundamental na mitigação da desigualdade social, com destaque para empresas sociais. Assim, o objetivo foi analisar de que maneira um empreendimento social pode atuar como um agente intermediário ao desenvolver projetos para empresas convencionais que desejam promover a inovação social. Foi realizado um estudo de caso em um empreendimento social localizado na cidade de Porto Alegre/RS, que desenvolve projetos de impacto social para outras organizações. Os dados foram provenientes de observação participante, entrevistas, sites e vídeos. Os resultados indicam que a inovação social é gerada a partir da interação entre as empresas clientes e o público beneficiado, por meio da intermediação promovida pela empresa analisada, ao conduzir o processo de criação e implementação dos projetos sociais.

Biografia do Autor

Nathan Pedroni de Oliveira, Universidade Feevale

Graduado em Administração pela Universidade Feevale, Rio Grande do Sul. Membro do Grupo de Pesquisa em Gestão do Mestrado em Administração da Universidade Feevale. Atua como pesquisador em projeto de pesquisa voltado à Inovação Social e Negócios Sociais. 

Paola Schmitt Figueiró, Universidade Feevale

Professora e pesquisadora na Universidade Feevale, Rio Grande do Sul. Bacharel em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Mestre e Doutora em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) com ênfase em Inovação, Tecnologia e Sustentabilidade. Doutorado sanduíche na HEC – Montreal, Canadá. Atua em projeto de pesquisa nas áreas de: Educação para a Sustentabilidade na formação em Administração, Inovação Social e Negócios de Impacto Social. Também conduz pesquisas ligadas à Gestão da Diversidade e Inclusão e Criação de Valor Compartilhado.

Ana Clara Aparecida Alves de Souza, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC RS)

Doutora em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre em Administração e Controladoria pela Universidade Federal do Ceará (UFC), com estágio de pesquisa na HEC Montréal - Canadá. Graduada em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Membro do grupo de pesquisa Sustentabilidade e Negócios com Impacto Social, na PUCRS e do grupo de pesquisa InoS - Inovação e Sustentabilidade, na UFC. Interessa-se por: Inovação (Social), Empreendedorismo (Social), Tecnologia Social, Responsabilidade Social, Economia Compartilhada, Consumo Colaborativo, Negócios de Impacto Social, Agricultura Urbana, Sustentabilidade, Metodologia da Pesquisa Qualitativa, Pierre Bourdieu.

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Publicado

2021-08-23

Como Citar

Oliveira, N. P. de, Figueiró, P. S., & Souza, A. C. A. A. de. (2021). Empreendedorismo social como agente na intermediação da inovação social em empresas. Contextus – Revista Contemporânea De Economia E Gestão, 19, 257–269. https://doi.org/10.19094/contextus.2021.70798

Edição

Seção

Artigos