O impacto da bonificação aos docentes sobre o desempenho dos alunos das escolas de tempo integral: O caso do Espírito Santo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19094/contextus.2021.71400

Palavras-chave:

bonificação, desempenho, SAEB, escola de tempo integral, absenteísmo

Resumo

O objetivo deste estudo foi analisar o efeito do pagamento de incentivos financeiros aos docentes em relação ao desempenho de alunos de escolas de tempo integral do Espírito Santo. Foi utilizado o método PSM (propensity score matching) e em seguida, a regressão Tobit para análise das notas do exame do SAEB (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica) do ano de 2017. Os resultados encontrados evidenciaram que há associação positiva e significativa entre o programa BD (Bonificação por Desempenho) e as notas de português e matemática dos alunos do terceiro ano do ensino médio das escolas capixabas de tempo integral. O trabalho conclui relacionando o êxito do programa à redução do índice de absenteísmo e diminuição da rotatividade do docente.

Biografia do Autor

Heber Gonçalves Guedes, Fucape Business School

Mestre em Administração e Contabilidade pela Fucape Business School

Aziz Xavier Beiruth, Fucape Business School

Professor Associado da Fucape Business School

Doutor em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (USP)

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Publicado

2021-12-13

Como Citar

Guedes, H. G., & Beiruth, A. X. (2021). O impacto da bonificação aos docentes sobre o desempenho dos alunos das escolas de tempo integral: O caso do Espírito Santo. Contextus – Revista Contemporânea De Economia E Gestão, 19, 374–385. https://doi.org/10.19094/contextus.2021.71400

Edição

Seção

Artigos