Fenomenografia como método de pesquisa para a educação em Administração

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19094/contextus.2022.71414

Palavras-chave:

fenomenografia, método de pesquisa, educação em administração, experiência, ensino

Resumo

Este ensaio teórico caracteriza a fenomenografia como método de pesquisa para ampliar a compreensão do fenômeno da educação em administração no Brasil. A evolução histórica, o posicionamento epistemológico e os elementos básicos do método são apresentados, além de uma descrição do processo de pesquisa fenomenográfica, com ênfase no cenário, e os procedimentos de coleta e análise de dados para identificar as percepções ou concepções convergentes. Para o ensino de Administração, os resultados dos estudos embasados na fenomenografia podem auxiliar os agentes envolvidos no processo de ensino-aprendizagem a compreender como alunos e professores vivenciam os fenômenos e auxiliar não só na forma como os currículos são estruturados, mas também no processo de planejamento e ensino no ambiente onde os alunos aprendem.

Biografia do Autor

Gabriela Tavares dos Santos, Universidade Federal da Paraíba

Doutora em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal da Paraíba - UFPB. Professora do Departamento de Ciências Sociais Aplicadas da UFPB. Pesquisadora do Núcleo de Estudos em Aprendizagem e Conhecimento - NAC.

Anielson Barbosa da Silva, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Doutor em Engenharia da Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina – PPGA/UFSC. Professor do Programa de Pós Graduação em Administração (PPGA) e do Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública e Cooperação Internacional (PGPCI) da Universidade Federal da Paraíba –UFPB. Coordenador do Núcleo de Estudos em Aprendizagem e Conhecimento – NAC e Fundador do Observatório de Pesquisa e Prática em Administração (OPPA) na UFPB. Interesse em pesquisa nas áreas de Liderança e Aprendizagem Gerencial, Gestão por Competências, Educação em

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Publicado

2022-02-22

Como Citar

Tavares dos Santos, G. ., & da Silva, A. B. (2022). Fenomenografia como método de pesquisa para a educação em Administração. Contextus – Revista Contemporânea De Economia E Gestão, 20, 42–53. https://doi.org/10.19094/contextus.2022.71414

Edição

Seção

Artigos