Qualidade de vida no teletrabalho, redesenho do trabalho e bem-estar no trabalho de professores de ensino público no Distrito Federal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19094/contextus.2022.71500

Palavras-chave:

afeto no trabalho, comportamentos de redesenho do trabalho, COVID-19, qualidade de vida no trabalho, trabalho remoto

Resumo

Esta pesquisa testou os impactos de percepções de qualidade de vida no teletrabalho e do redesenho do trabalho no bem-estar no trabalho de professores da rede pública de ensino. Uma amostra de 184 professores respondeu ao questionário com escalas validadas no Brasil. Análise fatorial confirmatória e modelagem por equações estruturais foram conduzidas. Tanto a percepção de qualidade de vida no teletrabalho quanto as ações de redesenho explicaram o bem-estar e contribuíram para a investigação de lacunas da literatura organizacional e do trabalho. O diagnóstico traçado avança ao caracterizar o perfil das vivências de professores em trabalho remoto, evidenciando as relações entre as variáveis abordadas em um contexto de trabalho em transformação que se acelerou durante a pandemia da Covid-19.

Biografia do Autor

Tatiane Paschoal, Universidade de Brasília (UNB)

É doutora em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações pela Universidade de Brasília (2008). Realizou estágio de doutorado na Universidad Complutense de Madrid, Espanha (2006-2007). Atualmente, é Professora Adjunta do Departamento de Administração da Universidade de Brasília e Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre a Gestão de Pessoas na Administração Pública.

Priscila Maria da Silva, Universidade de Brasília/Departamento de Administração

Graduada em Administração pela Universidade de Brasilia

Gisela Demo, Universidade de Brasília/Departamento de Administração

Professora associada e pesquisadora do Departamento de Administração (ADM) e do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da UnB. 

Natasha Fogaça, Universidade de Brasília/Departamento de Administração

Professora colaboradora do Departamento de Administração da Universidade de Brasília

Mario Cesar Ferreira, Universidade de Brasília/Instituto de Psicologia

 Professor Titular no Departamento de Psicologia Social e do Trabalho do Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília (UnB)

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Publicado

2022-01-11

Como Citar

Paschoal, T., Silva, P. M. da, Demo, G., Fogaça, N., & Ferreira, M. C. (2022). Qualidade de vida no teletrabalho, redesenho do trabalho e bem-estar no trabalho de professores de ensino público no Distrito Federal. Contextus – Revista Contemporânea De Economia E Gestão, 20, 1–12. https://doi.org/10.19094/contextus.2022.71500

Edição

Seção

Artigos