Fatores explicativos das competências coletivas em equipes de design de moda

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19094/contextus.2022.77949

Palavras-chave:

competências coletivas, fatores explicativos, equipes, grupos, design de moda

Resumo

Este artigo possui como objetivo identificar os fatores explicativos das competências coletivas em equipes de design de moda. Utilizando-se de uma survey com 22 equipes de design de moda catarinenses, foram aplicadas as técnicas de análise de dados fatorial exploratória e análise de variância. Os resultados demonstraram quatro fatores explicativos presentes: espírito coletivo, interação, cooperação e relacionamento. Nossas descobertas deixaram evidente o quanto esses fatores são relevantes na composição e formação dos grupos, manifestando-se como atributos explicativos e essenciais para as competências coletivas. A combinação sinérgica dos fatores encontrados permite às equipes desenvolverem ações compartilhadas em prol da organização do trabalho, a partir das interações e visões, que mesmo distintas, podem ser compartilhadas.

Biografia do Autor

Luiz Henrique da Silva, Universidade de São Paulo - USP

Doutorando em Administração pela
Universidade de São Paulo (USP)
Mestre em Administração pela Universidade
do Vale do Itajaí (UNIVALI)

Tatiani Schmitt, Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI

Doutoranda em Administração pela
Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)
Mestre em Administração pela Universidade
do Vale do Itajaí (UNIVALI)

Francielle Molon da Silva, Universidade Federal de Pelotas - UFPEL e Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Professora na Universidade de Pelotas
(UFPel) e Universidade Federal do Rio Grande
(FURG)
Doutora em Administração pela Universidade
Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Tatiana Ghedine, Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI

Professora na Universidade do Vale do Itajaí
(UNIVALI)
Doutora em Administração pela Universidade
Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Alessandra Yula Tutida, Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI

Doutoranda em Administração pela
Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)
Mestre em Administração pela Universidade
do Vale do Itajaí (UNIVALI)

Referências

Avelino, K., Salles, D., & Costa, I. (2017). Collective competencies and strategic people management: A study carried out in federal public organizations. Revista de Administração Mackenzie, 18(5), 202-228. https://doi.org/10.1590/1678-69712017/administracao.v18n5p202-228

Bitencourt, C., Azevedo, D., & Froehlich, C. (2013). Na trilha das competências: Caminhos possíveis no cenário das organizações. Porto Alegre: Bookman.

Ciampone, M. H. T., & Peduzzi, M. (2000). Trabalho em equipe e trabalho em grupo no programa de saúde da família. Revista Brasileira de Enfermagem, 53, 143-147. https://doi.org/10.1590/S0034-71672000000700024

Crespi, K. M. (2012). Competências coletivas em uma equipe de tecnologia da informação de uma empresa de grande porte: o caso da empresa Grendene S.A. (Dissertação de mestrado). Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, RS, Brasil.

Dupuich, F. (2011). L’émergence des compétences collectives, vers une gestion durable. Gestion 2000, 28(2), 107-125. https://doi.org/10.3917/g2000.282.0107

El Hammioui, L. (2020). La gestion des compétences comme levier de performance de l’entreprise. Revue Internationale des Sciences de Gestion, 6(3), 1-15. https://doi.org/10.5281/zenodo.3623767

Einola, K., & Alvesson, M. (2019). The making and unmaking of teams. Human Relations, 72(12), 1891-1919. https://doi.org/10.1177%2F0018726718812130

Felix, Y., Araújo, A., & Máximo, T. (2019). A concepção de cooperação das equipes do serviço de atendimento móvel de urgência (SAMU). Laboreal, 15(1), 1-24. https://doi.org/10.4000/laboreal.1269

Frohm, C. (2002). Collective competence in a project context. Sweden: Unitryck.

Fuel, P., Pardo-del-Val, M., & Revuelto-Taboada, L. (2021). Does the ideal entrepreneurial team exist ? International Entrepreneurship and Management Journal, 17(4). https://doi.org/10.1007/s11365-020-00739-x

Giansante, C. C. B., Venelli-Costa, L., Vieira, A. M., & Dutra, J. S. (2015). Competências coletivas e desempenho coletivo: Um estudo com equipes de gastronomia. Revista Alcance, 22(4), 457-473. https://doi.org/alcance.v22n4.p457- 472

Goldmeyer, M., & Feuerschutte, S. G. (2017). A expressão de competências coletivas em uma cooperativa de agricultores ecológicos. Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração, São Paulo, SP, Brasil, 41.

Graz, J., Helmerich, N. & Prébandier, C. (2020). Hybrid production regimes and labor agency in transnational private governance. Journal of Business Ethics, 162, 307-321. https://doi.org/10.1007/s10551-019-04172-1

Guernoub, H., & Kerkoub, I. A. (2019). La compétence collective et les capacités dynamiques de la firme: Repports théoriques et application managériales. Les Cahies du Cread, 35(3), 73-94.

Hair, J. F., Jr., Anderson, R. E., Tatham, R. L., & Black, W. C. (2005). Análise multivariada de dados. (5 ed.). Porto Alegre: Bookman.

Hair, J. F., Jr., Black, W. C., Babin, B. J., Anderson, R. E., & Tatham, R. L. (2009). Análise multivariada de dados. (6.ed.). Porto Alegre: Bookman.

Hansson, H. (2003). Kolektiv kompetens. Doctorate Thesis Summary. Gotemborg University, Sweden.

Kim, H., & Cho, S. (2000). Application of interactive genetic algorithm to fashion design. Engineering Aplications of Artificial Intelligence, 13(6), 635-644. https://doi.org/10.1016/S0952-1976(00)00045-2

Klein, M., & Bitencourt, C. (2012). A emergência das competências coletivas a partir da mobilização de diferentes grupos de trabalho. Organização & Sociedade, 19(63), 599-619. https://doi.org/10.1590/S1984-92302012000400003

Korica, M., & Bazin, Y. (2019). Fashion and organization studies exploring conceptual paradoxes and empirical opportunities. Organization Studies, 40(10), 1481-1497. https://doi.org/10.1177%2F0170840619831059

Langlois, S. (2020). Collective competence: Moving from individual to collaborative expertise. Perspectives on Medical Education, 9, 71-73. https://doi.org/10.1007/s40037-020-00575-3

Le Boterf, G. (2003). Desenvolvendo a competência dos profissionais. Porto Alegre: Artmed.

Libânio, C., & Amaral, F. (2016). Competencies and interactions in design management. Brazilian Business Review, 13(6), 191-209. https://doi.org/10.15728/bbr.2016.13.6.2

Libânio, C., & Amaral, F. (2017). A design framework for the fashion industry. Brazilian Business Review, 14(1), 1-20. https://doi.org/10.15728/bbr.2017.14.1.1

Lima, J. O., & Silva, A. B. (2015). Determinantes do desenvolvimento de competências coletivas na gestão de pessoas. Revista de Administração Mackenzie, 16(5), 41-67. https://doi.org/10.1590/1678-69712015/administracao.v16n5p41-67

Lins, H. N. (2018). Reestruturação produtiva e reconfiguração espacial da indústria do vestuário em Santa Catarina: Contextualização do tema e indícios sobre o começo do século XXI. Revista Catarinense de Economia, 2(2), 5-31.

Macke, J., & Crespi, K. (2016). “One swallow does not make a summer”: The development of an instrument for measuring collective competences in information technology teams. SAGE Open, 6(2), 1-11. https://doi.org/10.1177/2158244016642497

Makara, E., Marino, G. S. A. D., & Vergana, L. G. L. (2017). Delimitação do usuário nas etapas de criação, modelagem e prototipagem do produto de vestuário. Moda Palavra E-periódico, 10(19), 201-218. https://doi.org/10.5965/1982615x10192017201

Marlow, S. L., Lacerenza, C. N., Paoletti, J., Burke, S., & Salas, E. (2018). Does team communication represent a on-size-fits-all approach?: A meta-analysis of team communication and performance. Organizationak Behavior and Human Decision Processes, 144, 145-170. https://doi.org/10.1016/j.obhdp.2017.08.001

Martins-Silva, P., Silva, C. & Silva, A., Junior. (2016). As competências dos administradores: Seu processo de formação e as exigências do mercado de trabalho. Contextus - Revista Contemporânea de Economia e Gestão, 14(2), 111-142. https://doi.org/10.19094/contextus.v14i2.821

Mora, E. (2006). Collective production of creativity in the italian fashion system. Poetics, 34(6), 334-353. https://doi.org/10.1016/j.poetic.2006.10.003

Payne, A. (2016). Inspiration sources for Australian fast fashion design: Tapping into consumer desire. Journal of Fashion Marketing and Management, 20(2), 191-207. https://doi.org/10.1108/JFMM-12-2014-0092

Prodanov, C. C., & Freitas, E. C. (2013). Metodologia do trabalho científico: Métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. (2. ed.). Novo Hamburgo: Feevale.

Puente-Palacios, K., & Borba, A. C. P. (2009). Equipes de trabalho: fundamentos teóricos e metodológicos da mensuração de seus atributos. Avaliação Psicológica, 8(3), 369-379.

Puente-Palacios, K., & Brito, L. (2017). Impacto das competências de equipes sobre o desempenho. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 33, 1-10. https://doi.org/10.1590/0102.3772e3352

Reis, D. P., & Puente-Palacios, K. E. (2016). Identidade com equipes de trabalho: Teoria e medida. Estudos de Psicologia, 21(2), 167-178. https://doi.org/10.5935/1678- 4669.20160017

Sandberg, J., & Tagarma, A. (2007). Managing understanding in organizations. London: Sage Publications.

Sebrae - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (2019). Estudo inédito analisa setor de moda em santa catarina e aponta cenários futuros. https://atendimento.sebrae-sc.com.br/blog/estudo-inedito-analisa-setor-de-moda-em-santa-catarina-e-aponta-cenarios-futuros/

Silva, F. M., & Ruas, R. L. (2014). Desenvolvimento de competências coletivas a partir das contribuições das práticas de gestão de recursos humanos. Sinergia, 18(1), 17-28.

Silva, F. M., & Ruas, R. L. (2016). Competências coletivas: Considerações acerca de sua formação e desenvolvimento. Revista Eletrônica de Administração, 22(1), 252-278. https://doi.org/10.1590/1413-2311.0102015.54938

Silva, L. H., & Ghedine, T. (2019). Os caminhos da competência coletiva. Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração, São Paulo, SP, Brasil, 43.

Silva, L. H., & Ghedine, T. (2020). Competências coletivas e seus elementos constitutivos: Um estudo de caso na indústria da moda. Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração, Versão Online, Brasil, 44.

Silva, L. H., Uemura, M, R. B., Saboia, L. M., Pinheiro, E. H. Y., & Ghedine, T. (2021). The relationship between human resource management practices and collective competencies: A case study in a certified company b. Navus - Revista de Gestão e Tecnologia, 11, 1-14. https://doi.org/10.22279/navus.2021.v11.p01-14.1568

Silva, T., Cunha, M. P., Clegg, S. R., Neves, P., Rego, A., & Rodrigues, R. A. (2014). Smells like team spirit: opening a paradoxical black box. Human Relations, 67(3), 287- 310. https://doi.org/10.1177%2F0018726713492349

Todero, S., Macke, J., & Sarate, J. (2016). Análise das dimensões e elementos de competências coletivas e capital social: Um estudo comparativo. Revista Gestão e Planejamento, 17(2), 251-270. https://doi.org/10.21714/2178-8030gep.v17i1.2407

Wagner, M., Dubé, T., & Gomez-Garibello, C. (2020). It takes a team: generating evidence to define and foster collective competence in health professions education. Canadian Medical Education Journal, 11(5), 109-111. https://doi.org/10.36834/cmej.69664

Wang, L., Shen, B., & Liu, X. (2017). The value of design collaboration in the fashion business: A literature review. The Design Journal, 20(6), 795-820. https://doi.org/10.1080/14606925.2017.1370667

Zaccaro, S. J., Rittman, A. L., & Marks, M. A. (2001). Team leadership. The Leadership Quarterly, 12, 451-483. https://doi.org/10.1016/S1048-9843(01)00093-5

Zarafian, P. (2001). Objetivo competência: Por uma nova lógica. São Paulo: Atlas.

Zarifian, P. (2009). Le travail et la compétence: Entre puissance et controle. Paris: PUF.

Publicado

2022-05-17

Como Citar

Silva, L. H. da, Schmitt, T., Silva, F. M. da ., Ghedine, T. ., & Tutida, A. Y. . (2022). Fatores explicativos das competências coletivas em equipes de design de moda. Contextus – Revista Contemporânea De Economia E Gestão, 20, 125–136. https://doi.org/10.19094/contextus.2022.77949

Edição

Seção

Artigos