Aprender a empreender: Delineando os aspectos da aprendizagem empreendedora social na universidade
DOI:
https://doi.org/10.19094/contextus.2023.81463Palavras-chave:
aprendizagem, empreendedor, estudante, universidade, startupResumo
Este artigo buscou compreender a aprendizagem empreendedora e os aspectos relacionados a sua ocorrência a partir de um estudo realizado com estudantes universitários fundadores de startups em uma universidade brasileira. A pesquisa narrativa associada à técnica de grupo focal compõe o percurso metodológico da investigação. Os resultados apontam cinco aspectos que influenciam a ocorrência da aprendizagem na universidade como um fenômeno situado socialmente: os aprendizados e as vivências, o contexto de aprendizagem, o design pedagógico, as múltiplas identidades e as interações sociais. Sabendo que os estudantes envolvidos no empreendedorismo podem enfrentar uma série de desafios, uma compreensão holística do ambiente social de aprendizagem pelos educadores pode ajudar a tornar a universidade um lugar mais seguro para o empreendedorismo estudantil.
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