Compreensão sobre custo e formação de preço: A percepção de mulheres empreendedoras
DOI:
https://doi.org/10.19094/contextus.2024.85249Palavras-chave:
gestão de custos, liderança feminina, mulheres gestoras, papéis sociais, campo do empreendedorismoResumo
Contextualização: Em qualquer variedade de negócio, os aspectos conhecimento prévio, planejamento, organização e estratégias apropriadas são considerados determinantes para o crescimento. Em negócios femininos, isso se torna ainda mais importante, porque as mulheres enfrentam em seus empreendimentos desafios adicionais frente aos homens.
Objetivo: O objetivo da pesquisa é entender a percepção sobre a concepção de custo e a adoção das estratégias de precificação sob a ótica de mulheres empreendedoras. Não são encontradas na literatura estudos que assumam essas problemáticas conjugadas.
Método: Classifica-se o estudo como exploratório-descritivo, com abordagem qualitativa e multicaso. Neste estudo, foram indagadas 14 mulheres empreendedoras no município de Fortaleza/CE. Foram realizadas entrevistas estruturadas e aplicada a técnica de análise de conteúdo categorial para tratamento das manifestações das entrevistadas após o processo de transcrição das falas.
Resultados: Há compreensão restrita sobre o que é a definição de custo, independente da formação escolar, mas próxima ao mainstream contábil. A precificação tem custo e mercado como antecedentes. Embora enumerem barreiras de gênero, as entrevistadas não notam ou reconhecem essas dificuldades. A pesquisa indica áreas e atuações que as políticas de formação profissional para mulheres podem se concentrar. Além disso, o estudo ressalta restrições sociais que impedem o desenvolvimento profissional feminino, já que muitas das pesquisadas não percebem tais barreiras.
Conclusões: Conclui-se que as mulheres enfrentam dificuldades específicas para conduzir e desenvolver negócios, o que impõe aos seus empreendimentos desvantagem competitiva e aumento da chance de insucesso e desistência. Apesar disso, os resultados mostram que, com o incentivo adequado, mulheres empreendedoras podem aperfeiçoar e consolidar seu conhecimento prático sobre o estabelecimento do custo de produtos/serviços e aprimorar as estratégias de precificação apreendidas, muitas vezes, por meio da vivência prática. Isso reduziria a distância social entre homens e mulheres no campo do empreendedorismo.
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