Características do disclosure ambiental de empresas brasileiras potencialmente poluidoras: Análise das demonstrações financeiras e dos relatórios de sustentabilidade do período de 2005 a 2007
DOI:
https://doi.org/10.19094/contextus.2023.88621Palavras-chave:
evidenciação voluntária, meio ambiente, características, análise de conteúdo, empresas potencialmente poluidorasResumo
Este artigo objetiva identificar as características do disclosure voluntário ambiental de empresas brasileiras. Para tanto, analisaram-se as Demonstrações Financeiras Padronizadas (DFPs) e os Relatórios de Sustentabilidade (RS) de 2005 a 2007 de empresas abertas com ações listadas na Bolsa de Valores de São Paulo (BOVESPA), pertencentes a setores de alto impacto ambiental. As características analisadas, com base na análise de conteúdo, compreendem a classificação de evidência, o tipo de notícia, a referência temporal e a localização da informação. Conclui-se que a pesquisa corrobora a Teoria da Divulgação Voluntária, uma vez que as empresas divulgaram voluntariamente poucas informações negativas a respeito de suas práticas ambientais.
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