Processo de avaliação e fluxo editorial

A revista Contextus, ao adotar o processo de avaliação prévia dos artigos, tem por objetivo o aprimoramento destes mediante colaboração com os autores. A Contextus somente aceita artigo para apreciação se este for inédito e não estiver sendo submetido ou avaliador em outro periódico.

O processo de avaliação dos artigos na revista consta de três etapas:

  1. Análise preliminar e de similaridade, que verifica a adequação do trabalho às normas de formatação exigidas pela revista e o grau de semelhança entre o artigo submetido e obras já publicadas, esta última feita com o uso licenciado de aplicativos com acesso à internet;
  2. Avaliação chamada de desk review, feita pelo editor-chefe ou editores associados, que examina a adequação do artigo à linha editorial da revista e sua qualidade científica básica conforme o escopo;
  3. Avaliação cega por, no mínimo, dois pareceristas (double blind review) acerca do artigo para que, com base nos pareceres emitidos, o editor-chefe ou editores associados cheguem a uma decisão final sobre sua aceitação ou não.

O autor é informado sobre o andamento do processo editorial via e-mail e através do sistema de publicação da revista.

Após a aprovação final, o artigo passa por uma revisão de gramática, vocabulário, coesão, clareza e fluidez de leitura. Artigos submetidos em português ou espanhol, após aprovados, são traduzidos para o idioma inglês, mediante tradução feita por profissional qualificado neste tipo de trabalho, cuja escolha e custos são de responsabilidade dos autores.

Um resumo do fluxo editorial dos artigos pode ser visualizado no fluxograma abaixo: