IDEALISMO DA INFINITUDE HEGELIANA E FETICHISMO DA FINITUDE MARXIANA
DOI:
https://doi.org/10.30611/2018n13id40086Palavras-chave:
Idealismo. Infinitude. Finitude. Fetichismo. Método.Resumo
As categorias da finitude e da infinitude são explicitadas na Ciência da Lógica de Hegel. Entre as duas categorias emerge uma contradição que conduz ao movimento lógico do Ser, da Essência e do Conceito. O finito torna-se infinito pela mediação do real e da ideia. A filosofia é este processo de apresentação da finitude abstrata imediata a infinitude concreta mediata. Há um debate produtivo entre a dialética hegeliana e a interpretação marxiana sobre a contradição da finitude e da infinitude. Este é o problema que abordaremos, começando pelo idealismo da infinitude hegeliana e, depois, trataremos da teoria do fetichismo marxiano. Estes dois temas serão expostos através da estruturação de textos dos dois autores e interpretação conforme o objetivo da pesquisa. O resultado é um relevante debate para a aproximação metodológica entre Hegel e Marx.Referências
BELLOFIORE, R. "Lost in translation: once again on the Marx-Hegel connection", In: Marx's capital and Hegel's logic, pp 164-188, 2014.
FINESCHI, Roberto. Marx e Hegel. Contributi a una rilettura. Roma: Carocci, 2006.
HEGEL, G. W. F. Ciência da lógica. A doutrina do ser (1832). Trad. Christian G. Iber et alii. Petrópolis: Editora Vozes, 2016.
IBER, Christian. Elementos da teoria marxiana do capitalismo. Um comentário sobre o livro I de O Capital de Karl Marx. Porto Alegre: Editora Fi/EDIPUCRS, 2013.
MARX, Karl. O Capital: crítica da economia política. Livro I: O processo de produção do capital. Trad. Rubens Enderle. São Paulo: Boitempo, 2013.
ORSINI, Federico. Contribuição para uma relação crítica entre Hegel e Marx. Seminário sobre leitura de O Capital de Karl Marx 2016/01. Porto Alegre: PPG Filosofia PUCRS, 07.03.2016.
ORSINI, Federico. Passagem. Observação 2: O idealismo. Material usado em Seminário Doutrina do Ser de Hegel, Porto Alegre: PUCRS, dia 05.06.2017, p. 3-4.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0), que permite o compartilhamento não comercial, sem modificações e com igual licença do trabalho, com o devido reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).