HISTÓRIAS DE OUTUBRO: TROTSKI E A REVOLUÇÃO RUSSA
DOI:
https://doi.org/10.30611/2019n14id41628Palavras-chave:
Trotski, Revolução de Outubro, Militância, HistóriaResumo
A revolução está presente. Outubro resiste em suas personagens, em seus fatos e, também, nos escritos que a retomam e a imortalizam. Há personagens que se confundem com os fatos e a escrita a respeito da Revolução de Outubro na Rússia. Leon Trotski a viveu como personagem e historiador. Neste artigo analisamos o papel desempenhado por Trotski na Revolução de Outubro tomando como referência não somente sua ação militante durante os acontecimentos de 1917, mas, do mesmo modo, seu subsídio teórico marxista a esse importante movimento revolucionário do século XX. Baseados nessa reflexão de Trotski, e no conjunto de seus acertos teórico-políticos, concluímos que ele ainda tem algo a dizer aos movimentos anticapitalistas do século XXI.
Referências
Instituto de Marxismo-Leninismo anexo ao CC do PCUS. Biografia de V. I. Lénine. Lisboa; Moscou: Edições “Avante!”; Edições Progresso, 1984.
COGGIOLA, Osvaldo. Prefácio. In: MANDEL, Ernest. Trotsky como alternativa. São Paulo: Xamã, 1995.
LÉNINE, V. I. Sobre as tarefas do proletariado na presente revolução. In: LÉNINE, V. I. Obras escolhidas em três tomos, 2. Lisboa; Moscovo: Edições “Avante!”; Edições Progresso, 1978.
LÊNIN, V. I. Últimos escritos e diário das secretarias. São Paulo: Sundermann, 2012.
LUXEMBURGO, Rosa. Textos escolhidos, v. II, Isabel Loureiro (Org.). São Paulo: Editora da Unesp, 2011.
REED, John. 10 dias que abalaram o mundo. Porto Alegre: L&PM, 2002.
SERGE, Victor. O ano I da Revolução Russa. São Paulo: Boitempo, 2007.
TROTSKI, Leon. As lições de outubro. Lisboa: Edições Antídoto, 1979.
_____________. História da revolução russa, tomo II, partes 2 e 3. São Paulo: Sundermann, 2007.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0), que permite o compartilhamento não comercial, sem modificações e com igual licença do trabalho, com o devido reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).