O processo educativo no Pensamento Marxista

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DOI:

https://doi.org/10.30611/2013n3id5135

Resumo

O presente artigo, intitulado “O processo educativo no pensamento marxista”, traz os resultados da pesquisa desenvolvida no âmbito do Projeto de Iniciação Cientifica da Universidade Estadual do Ceará – IC/UECE. A pesquisa assumiu como objetivo geral perscrutar nas obras de Marx e Engels os esboços de uma concepção de Educação de matiz emancipatória, identificando suas principais categorias e buscando aferir, a partir de seus intérpretes no campo da educação, o papel do complexo educacional  no processo de emancipação humana. Trata-se de um trabalho de natureza teórica, realizado mediante pesquisa bibliográfica, durante a qual, no primeiro momento, detivemos nossa atenção sobre a análise da categoria Educação nas obras de Marx e Engels, tomando como referência a coletânea “Textos sobre educação e ensino” (MARX; ENGELS, 2004). Partindo daí, debruçamo-nos sobre a contribuição de alguns intérpretes que se dedicaram a estudar acerca do tema da Educação, à luz do referencial marxiano. Para tanto, selecionamos uma amostra das obras, a saber, Mészáros (1981, 2005), Tonet (2005), dando destaque para a análise da obra de Saviani, Pedagogia Histórico-Crítica (2003). A problemática foi enfrentada à luz da ontologia marxiana, considerando, portanto, a educação em sua complexidade histórico-social. Por esse ângulo, buscamos identificar os limites e reconhecer as possibilidades de uma intervenção pedagógica no interior dos sistemas educativos, no contexto das sociedades de classes e, em particular, no capitalismo, no horizonte da emancipação humana.

Biografia do Autor

Raquel Dias Araújo, Universidade Estadual do Ceará, UECE

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da UFC. Professora Adjunta do Centro de Educação da Universidade Estadual do Ceará – CED/UECE, lotada no curso de pedagogia.

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Publicado

2016-10-06

Edição

Seção

Artigos Fluxo Contínuo