Atividade e Consciência
DOI:
https://doi.org/10.30611/2014n4id5175Resumo
Este artigo foi publicado em russo na revista Voprosy filosofii (1972, n. 12, p. 129-140) e em inglês no livro Filosofia na URSS: Problemas do Materialismo-Dialético (Moscou, 1977, p. 180-202). Leontiev enfatiza o caráter social da consciência humana, tanto no nível coletivo quanto no nível individual, em contraposição às concepções positivistas de uma influência minimalista do ambiente. Ele procura superar a abordagem dualista "sujeito-objeto" (ou "estímulo-resposta") propondo a unidade de análise sujeito-atividade-objeto, entendendo a atividade humana como a substância da consciência, sendo esta última um movimento interno composto por "elementos formativos", como o significado objetivo e o significado pessoal, e que são orientados a um movimento geral da atividade que afeta a vida real do indivíduo na sociedade. Original disponível no Marxists Internet Archive. Direitos de Reprodução: licenciado sob uma licença Creative Commons.Downloads
Publicado
2016-10-06
Edição
Seção
Tradução
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0), que permite o compartilhamento não comercial, sem modificações e com igual licença do trabalho, com o devido reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).