PSICOPOLÍTICA EM BYUNG-CHUL HAN: NOVAS FORMAS DE CONTROLE NA CIVILIZAÇÃO TECNOLÓGICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30611/2020n17id60608

Palavras-chave:

Tecnologias digitais, Psicopolítica, Dominação

Resumo

O presente artigo aborda os meios de controle e sujeição exercidos mediante o emprego das tecnologias digitais de comunicação. A pesquisa tomou por base o pensamento do filósofo sul-coreano Byung-Chul Han exposto principalmente nas seguintes obras: No enxame: perspectivas do digital, Sociedade da Transparência e Psicopolítica – O neoliberalismo e as novas técnicas de poder. A análise que o referido pensador realiza acerca dos meios técnicos, dos quais a sociedade atual dispõe, aponta para o fato de que as ferramentas digitais de interatividade atuam pelo menos de duas formas: atraindo os indivíduos para a contínua presença e participação no ambiente virtual e influenciando na produção de subjetividade dos usuários. Segundo o autor, a presença contínua no ambiente virtual modifica a experiência intersubjetiva das pessoas implicando na formação de perfis e tendências comportamentais que reforçam a sujeição e impedem a resistência. Esse seria o esquema básico de uma nova forma de dominação do homem na civilização tecnológica, forma essa que Byung-Chul Han denomina psicopolítica.

Referências

CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede V. 1. A era da informação: economia, sociedade e cultura. Tradução de Roneide Venâncio Majer. São Paulo: Paz e Terra, 1999.
FREUD, S. Obras escolhidas volume 15: Psicologia das massas e análise do eu e outros textos (1920 – 1923). Tradução de Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.
HAN, Byung-Chul. Sociedade da transparência. Tradução de Enio Paulo Giachini. Petrópolis: Vozes, 2017.
_______. No enxame: perspectivas do digital. Tradução de Lucas Machado. Petrópolis: Vozes, 2018.
_______. Psicopolítica – O neoliberalismo e as novas técnicas de poder. Tradução de Maurício Liesen. Belo Horizonte: Editora Âyiné, 2018.
_______. O que é poder? Tradução de Gabriel Salvi Philipson. Petrópolis: Vozes, 2019.
JONAS, Hans. Ensaios Filosóficos: da crença antiga ao homem tecnológico. Tradução de Wendell Evangelista Soares Lopes. São Paulo: Paulus, 2017. (Coleção Ethos).
_______. O princípio responsabilidade: ensaio de uma ética para a civilização tecnológica. Tradução: Marijane Lisboa e Luiz Barros Montes. Rio de Janeiro: Contraponto/ Ed. PUC-Rio, 2006.
_______. Técnica, medicina e ética: sobre a prática do princípio responsabilidade. Tradução: Grupo de trabalho Hans Jonas da ANPOF. São Paulo: Paulus, 2013. (Coleção Ethos).
LE BON, Gustave. Psicologia das multidões. Tradução de Ivone Moura Delraux. Lisboa: Edições Roger Delraux, 1980.
LÉVY, Pierre. Cibercultura. Tradução de Carlos Irineu da Costa. São Paulo: Ed. 34, 1999.
_______. O que é o virtual? São Paulo: Ed. 34, 1996.

Downloads

Publicado

2020-08-27

Edição

Seção

Dossiê Filosofia da Técnica e Educação