MODALIDADES DA TECNOLOGIA E SUAS CONSEQUÊNCIAS CULTURAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30611/2020n17id60609

Palavras-chave:

Modalidades da tecnologia, Tecnologia como cultura, Tecnologia e educação

Resumo

Conforme uma distinção já habitual, a tecnologia existe em quatro modalidades: como artefatos e sistemas, como certo tipo de conhecimentos, como atividades específicas e como determinada atitude humana perante a realidade, natural ou social. Em conjunto, elas configuram nosso mundo, o mundo tecnológico. Continuando com uma análise começada em outro trabalho, exploro aqui essas modalidades no que tange às consequências que a sua proliferação tem para a cultura e a educação. Destaco efeitos como a universalização das normas e critérios técnicos, a preferência pelo artificial, a transformação da inteligência em processamento de informação e, sobretudo, o nivelamento das aspirações humanas, apontando alguns interrogantes abertos à educação.

Referências

BODEN, M.A. Artificial intelligence: a very short introduction. Oxford: Oxford University Press, 2018[2016].
BORGMANN, A. Technology and the character of contemporary life: a philosophical inquiry. Chicago: University of Chicago Press, 1984.
BOSTROM, N. Superinteligência. Caminhos, perigos e estratégias para um mundo novo. (Superintelligence: Paths, Dangers, Strategies, trad. de A.A. Monteiro e outros). Rio de Janeiro, Dark Side Books, 2018 [2014].
BRONCANO, F. Mundos artificiales: Filosofía del cambio tecnológico. México: ed. UNAM-Paidós, 2000.
BUNGE, M. Epistemologia. São Paulo: T. A. Queiroz editor, 1980.
_______. Matéria e mente. Uma investigação filosófica. (Matter and Mind: a philosophical investigation, trad. de G.K. Guinsburg). São Paulo: ed. Perspectiva, 2017.
CLARK, A. Natural-Born Cyborgs. Minds, Technologies, and the Future of Human Intelligence. New York: Oxford, 2003.
CUPANI, A. A realidade complexa da tecnologia. Cadernos IHU ideias. Ano 12, n. 216, vol. 12. São Leopoldo, RS: UNISINOS, 2014.
_______. Filosofia da Tecnologia. Um convite.3ª ed. Florianópolis, Ed. Da UFSC, 2017.
DREYFUS H.L. What computers still can´t do: a critique of artificial reason. Cambridge, Mass: The MIT Press, 1992.
FERRÉ, F. Philosophy of Technology. Athens/London, University of Georgia Press, 1995[1988].
HARARI, Y.N. 21 lições para o século 21 (21 Lessons for the 21st Century, trad. de P. Geiger). São Paulo: Companhia das Letras, 2018.
IHDE, D. Tecnologia e mundo da vida: do jardim à terra. (Technology and the lifeworld. From garden to Earth, 1990, trad.de M.F. Bozatski). Chapecó: ed. UFFS, 2017.
LEISS, W. The Domination of Nature. Montreal & Kingston: McGill-Queen´s University Press, 1994 [1972].
MITCHAM, C. Thinking through Technology. The Path between Engineering and Philosophy. Chicago/London: The University of Chicago Press, 1994.
NUSSBAUM, M. Creating Capabilities. The Human Development Approach. Cambridge/London: The Belknap Press, 2011.
ORTEGA Y GASSET, J. Meditación de la Técnica. Madrid: Espasa Calpe, 1965 (orig. 1939).
PACEY, A. The culture of technology. Cambridge, Mass.: The MIT Press, 1994 [1983].
POSTMAN, N. Technopoly: the surrender of culture to technology. New York: Vintage, 1993.
SEARLE, J. Minds, brains and programs. Behavioral and Brain Sciences, 3(3):417-424, 1980.
SEN, A. Desenvolvimento como liberdade. (Development as freedom, 1999, trad. L. T. Motta). São Paulo: Companhia das Letras, 2010.
SIMONDON, G. Du mode d´existence des objets techniques (orig. 1958). Paris: Aubier, 1989.
WINNER, L. Autonomous technology: technics-out-of-control as a theme in political thought. Cambridge: The MIT Press, 1977.

Downloads

Publicado

2020-08-27

Edição

Seção

Dossiê Filosofia da Técnica e Educação