NOTAS SOBRE A TÉCNICA E O ENSINO DE FILOSOFIA EM MARTIN HEIDEGGER
DOI:
https://doi.org/10.30611/2020n17id60613Palavras-chave:
Técnica, Heidegger, Ensino, EscolaResumo
O presente artigo discute o texto de Heidegger ‘A questão técnica’ e seus desdobramentos na prática de ensino de
filoso fia na educação básica. Tendo em vista a reflexão heideggeriana sobre a essência da técnica, especialmente
no que diz respeito a configuração da nossa época histórica, busca se analisar o questionamento filosófico
essencial , nos termos de um pensamento ori ginário, que ressalte a essência da técnica como um elemento que
não é puramente técnico. Tal reflexão indica um traço importante para a educação filosófica na escola, à medida
que pensa o domínio técnico na educação e a necessidade de questionar tal domín io através de um pensamento
que retoma a pergunta pela essência da técnica no ambiente escolar. Assim, o percurso, pensado como notas,
acompanha a argumentação de Heidegger, repercutindo a discussão na escola, especialmente na formação
filosófica básica, t endo em vista todo o ambiente técnico que vivemos, seja pela influência das ciências
positivas, seja pela presença do aparato tecnológico na escola.
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