ORDENAR AS PAIXÕES: RECONHECIMENTO E SOCIABILIDADE NO EMÍLIO DE ROUSSEAU - SEGUNDA PARTE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30611/2020n17id60620

Palavras-chave:

Educação, Moral, Reconhecimento, Sociabilidade, Teatro

Resumo

Este artigo recupera o problema do reconhecimento no quadro teórico do artigo anterior e prossegue examinando, na leitura de Emílio, ou Da educação, o princípio da ordem das paixões como condição de sociabilidade. Dessa vez, o comentário procura esclarecer a ideia de reconhecimento segundo Rousseau com base em dois pontos fundamentais de Emílio, a saber, o modelo de espetáculo para as cenas pedagógicas e o princípio da amizade para formação do juízo moral. No tocante às cenas, Rousseau recoloca o princípio da “educação negativa” com base na tese da Carta a d’Alembert sobre os espetáculos, a saber, que as cenas teatrais são incapazes de modificar os costumes, uma vez que, diante do “quadro das paixões”, a “cena em geral” não produz virtude, mas apenas reforça as inclinações já existentes no espírito do espectador. Em relação à amizade, Rousseau lida com o problema do amor-próprio ponderando que, embora as relações entre amigos não sejam suficientes para anular o conflito de interesses inerente à luta por reconhecimento, o arranjo social engendrado por elas apresenta um ordenamento satisfatório do ponto de vista da boa ordem das paixões.

Referências

ARCO JR., M. D. B. A origem da alteração e a alteração de origem: antropologias de Rousseau. Tese de Doutorado. São Paulo, Universidade de São Paulo, Departamento de Filosofia, 2018.
BECKER, E. Apresentação dos Princípios do direito da guerra e dos Fragmentos sobre a guerra de Rousseau. Trans/Form/Ação (Unesp-Marília), v. 34, n. 1, 2011.
BURGELIN, P. La Philosophie de l’existence de J.-J. Rousseau. Paris: Presses Universitaires de France, 1952.
CICERO, M. T. Tusculan Disputations. Trad. J. E. King. Cambridge: Harvard University Press, 1927 (Loeb Classical Library).
CONDILLAC, E. B. Tratado das sensações. Trad. Denise Bottmann. Campinas: Ed. Unicamp, 1993.
D’ALEMBERT, J. Genebra. In: PIMENTA, P. P.; SOUZA, M. G. (Org.). Enciclopédia, ou Dicionário razoado das ciências, das artes e dos ofícios, v. 4: Política. São Paulo: Edunesp, 2015.
FRANCISCO, M. F. S. Rousseau e a questão das educações pública e doméstica. Cadernos de Ética e Filosofia Política (USP), n. 16, 2010.
HOBBES, T. Leviatã. Trad. João Paulo Monteiro e Maria Beatriz Nizza da Silva. São Paulo: Abril, 1974.
HONNETH, A. Abismos do reconhecimento: o legado sociofilosófico de Jean-Jacques Rousseau. Civitas (PUC-RS), Porto Alegre, v. 13, n. 3, 2013.
KAWAUCHE, T. Ordenar as paixões: reconhecimento e sociabilidade no Emílio de Rousseau – Primeira parte. Dialectus, Fortaleza, ano 8, n. 15, 2019.
______. Consciência e sentimento no Emílio de Rousseau. Discurso (USP), v. 50, n. 1, 2020.
LA ROCHEFOUCALD, F. Collected Maxims and Other Reflections. Oxford University Press, 2007.
LE CAMUS, A. Médecine de l’esprit. Paris, 1753.
LEITE, R. A. V. O teatro em Rousseau: entre o universal e o particular. Tese de Doutorado. Curitiba, Universidade Federal do Paraná, Departamento de Filosofia, 2018.
MATTOS, F. Teatro e amor-próprio. In: ROUSSEAU, J.-J. Carta a d’Alembert. Campinas, Ed. Unicamp, 1993.
PRADO JR., B. Gênese e estrutura dos espetáculos. Estudos Cebrap, São Paulo, n. 14, 1975.
ROUSSEAU, J.-J. Carta a D’Alembert sobre os espetáculos. In: Obras de Jean-Jacques Rousseau, v. I. Trad. Lourdes Santos Machado. Porto Alegre: Globo, 1958. 2 v.
______. Carta a D’Alembert. Trad. Roberto Leal Ferreira. Campinas: Ed. Unicamp, 1993.
______. Carta a D’Alembert sobre os espetáculos teatrais. Trad. Fabio Stieltjes Yasoshima. In: PIMENTA, P. P. (Org.). Rousseau: escritos sobre a política e as artes. São Paulo: Ubu, 2020.
______. Discours sur l’origine et les fondements de l’inégalité parmi les hommes. In: ______. OEuvres complètes, t. III. Paris: Gallimard, 1964 (Bibliothèque de la Pléiade).
______. Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens. Trad. Maria Ermantina Galvão. São Paulo: Martins Fontes, 1993.
______. Émile, ou de l’éducation. In: ______. OEuvres complètes, t. IV. Paris: Gallimard, 1969 (Bibliothèque de la Pléiade). [Todas as passagens traduzidas de Émile são de responsabilidade do autor do artigo.]
SALINAS FORTES, L. R. Dos jogos de teatro no pensamento pedagógico e político de Rousseau. Discurso (USP), São Paulo, n. 10, 1979.
______. Paradoxo do espetáculo: política e poética em Rousseau. São Paulo: Discurso, 1997 [baseado na tese de livre-docência defendida em 1983].
SOUZA, M. G. Ilustração e história: o pensamento sobre a história no Iluminismo francês. São Paulo: Discurso Editorial, 2001.
VENTO, M. A. O movimento de expansão e a generalização do interesse e da vontade. Cadernos de Ética e Filosofia Política (USP), São Paulo, v. 21, 2012.

Downloads

Publicado

2020-08-27

Edição

Seção

Artigos Fluxo Contínuo