n. 17 (2020): Dossiê: Filosofia da Técnica e Educação

					Visualizar n. 17 (2020): Dossiê: Filosofia da Técnica e Educação
Publicado: 2020-08-27

Edição completa

Editorial

  • EDITORIAL

    Eduardo Ferreira Chagas, Ermínio de Sousa Nascimento, José Edmar Lima Filho, Manoel Jarbas Vasconcelos Carvalho
    8-14
    DOI: https://doi.org/10.30611/2020n17id60607

Dossiê Filosofia da Técnica e Educação

  • OS VALORES DO PROGRESSO TECNOCIENTÍFICO E OS PRESSUPOSTOS DA SUA SUSTENTAÇÃO

    Hugh Lacey
    15-38
    DOI: https://doi.org/10.30611/2020n17id60606
  • TÉCNICA, TECNOLOGIA E DILEMAS ÉTICOS

    Marconi Pequeno
    39-50
    DOI: https://doi.org/10.30611/2020n17id59976
  • PODE A TECNOLOGIA SER HUMANA? REFLEXÕES SOBRE O FENÔMENO TECNOLÓGICO ENTRE A ANTROPOLOGIA E A MORALIDADE

    Maurício Fernandes
    51-67
    DOI: https://doi.org/10.30611/2020n17id59977
  • PSICOPOLÍTICA EM BYUNG-CHUL HAN: NOVAS FORMAS DE CONTROLE NA CIVILIZAÇÃO TECNOLÓGICA

    Marco César de Souza Melo
    68-81
    DOI: https://doi.org/10.30611/2020n17id60608
  • MODALIDADES DA TECNOLOGIA E SUAS CONSEQUÊNCIAS CULTURAIS

    Alberto Cupani
    82-95
    DOI: https://doi.org/10.30611/2020n17id60609
  • PARA UM DEBATE ENTRE SUBJETIVIDADE E PENSAMENTO TÉCNICOCIENTÍFICO EM DIÁLOGO COM ADORNO E HORKHEIMER

    Ermínio de Sousa Nascimento, José Edmar Lima Filho
    96-111
    DOI: https://doi.org/10.30611/2020n17id59975
  • ADORNO: CONEXÕES BENJAMINIANAS ACERCA DA HISTÓRIA E DA IDEOLOGIA

    Pedro Rogério Sousa da Silva
    112-123
    DOI: https://doi.org/10.30611/2020n17id60610
  • A NATUREZA É MULHER: A NATUREZA ANTE O SUJEITO MODERNO NA PERSPECTIVA DE MARCUSE

    John Karley de Sousa Aquino
    124-136
    DOI: https://doi.org/10.30611/2020n17id60611
  • MÍMESIS, A FONTE: ENTRE O TAMPO DA EDUCAÇÃO E O VÉU DA ARTE

    Abah Andrade
    137-151
    DOI: https://doi.org/10.30611/2020n17id60612
  • NOTAS SOBRE A TÉCNICA E O ENSINO DE FILOSOFIA EM MARTIN HEIDEGGER

    Leonardo Henrique Morais Martins, Gustavo Silvano Batista
    152-165
    DOI: https://doi.org/10.30611/2020n17id60613
  • TECNOIMAGENS DA EDUCAÇÃO SEGUNDO VILÉM FLUSSER

    Rodrigo Duarte
    166-181
    DOI: https://doi.org/10.30611/2020n17id59978
  • A PEDAGOGIA NO ESPAÇO CIBERNÉTICO: A DINÂMICA DO DISCURSO ONLINE

    Cindy Xin, Andrew Feenberg; Fabrício Klain Cristofoletti
    182-212
    DOI: https://doi.org/10.30611/2020n17id60615
  • A NATUREZA DA TECNOLOGIA E SEU ENSINO

    Gilmar Evandro Szczepanik
    213-228
    DOI: https://doi.org/10.30611/2020n17id60616
  • O PROBLEMA DA TÉCNICA EM HABERMAS

    Clístenes Chaves de França
    229-243
    DOI: https://doi.org/10.30611/2020n17id60617
  • A QUESTÃO DA TÉCNICA EM OSWALD SPLENGER

    Francisco Romulo Alves Diniz
    244-257
    DOI: https://doi.org/10.30611/2020n17id60618

Artigos Fluxo Contínuo

  • A EXPLORAÇÃO SUBJACENTE AO CICLO DO CAPITAL MONETÁRIO

    Mailson Bruno de Queiroz Carneiro Gonçalves, Eduardo Ferreira Chagas
    258-270
    DOI: https://doi.org/10.30611/2020n17id60619
  • ORDENAR AS PAIXÕES: RECONHECIMENTO E SOCIABILIDADE NO EMÍLIO DE ROUSSEAU - SEGUNDA PARTE

    Thomaz Kawauche
    271-292
    DOI: https://doi.org/10.30611/2020n17id60620

Tradução

  • O novo labirinto (JEAN-JACQUES ROUSSEAU)

    Marcos Saiande Casado
    293-300
    DOI: https://doi.org/10.30611/2020n17id60622