n. 17 (2020): Dossiê: Filosofia da Técnica e Educação

					Visualizar n. 17 (2020): Dossiê: Filosofia da Técnica e Educação
Publicado: 2020-08-27

Edição completa

Editorial

  • EDITORIAL

    DOI: https://doi.org/10.30611/2020n17id60607
    Eduardo Ferreira Chagas, Ermínio de Sousa Nascimento, José Edmar Lima Filho, Manoel Jarbas Vasconcelos Carvalho
    8-14

Dossiê Filosofia da Técnica e Educação

  • OS VALORES DO PROGRESSO TECNOCIENTÍFICO E OS PRESSUPOSTOS DA SUA SUSTENTAÇÃO

    DOI: https://doi.org/10.30611/2020n17id60606
    Hugh Lacey
    15-38
  • TÉCNICA, TECNOLOGIA E DILEMAS ÉTICOS

    DOI: https://doi.org/10.30611/2020n17id59976
    Marconi Pequeno
    39-50
  • PODE A TECNOLOGIA SER HUMANA? REFLEXÕES SOBRE O FENÔMENO TECNOLÓGICO ENTRE A ANTROPOLOGIA E A MORALIDADE

    DOI: https://doi.org/10.30611/2020n17id59977
    Maurício Fernandes
    51-67
  • PSICOPOLÍTICA EM BYUNG-CHUL HAN: NOVAS FORMAS DE CONTROLE NA CIVILIZAÇÃO TECNOLÓGICA

    DOI: https://doi.org/10.30611/2020n17id60608
    Marco César de Souza Melo
    68-81
  • MODALIDADES DA TECNOLOGIA E SUAS CONSEQUÊNCIAS CULTURAIS

    DOI: https://doi.org/10.30611/2020n17id60609
    Alberto Cupani
    82-95
  • PARA UM DEBATE ENTRE SUBJETIVIDADE E PENSAMENTO TÉCNICOCIENTÍFICO EM DIÁLOGO COM ADORNO E HORKHEIMER

    DOI: https://doi.org/10.30611/2020n17id59975
    Ermínio de Sousa Nascimento, José Edmar Lima Filho
    96-111
  • ADORNO: CONEXÕES BENJAMINIANAS ACERCA DA HISTÓRIA E DA IDEOLOGIA

    DOI: https://doi.org/10.30611/2020n17id60610
    Pedro Rogério Sousa da Silva
    112-123
  • A NATUREZA É MULHER: A NATUREZA ANTE O SUJEITO MODERNO NA PERSPECTIVA DE MARCUSE

    DOI: https://doi.org/10.30611/2020n17id60611
    John Karley de Sousa Aquino
    124-136
  • MÍMESIS, A FONTE: ENTRE O TAMPO DA EDUCAÇÃO E O VÉU DA ARTE

    DOI: https://doi.org/10.30611/2020n17id60612
    Abah Andrade
    137-151
  • NOTAS SOBRE A TÉCNICA E O ENSINO DE FILOSOFIA EM MARTIN HEIDEGGER

    DOI: https://doi.org/10.30611/2020n17id60613
    Leonardo Henrique Morais Martins, Gustavo Silvano Batista
    152-165
  • TECNOIMAGENS DA EDUCAÇÃO SEGUNDO VILÉM FLUSSER

    DOI: https://doi.org/10.30611/2020n17id59978
    Rodrigo Duarte
    166-181
  • A PEDAGOGIA NO ESPAÇO CIBERNÉTICO: A DINÂMICA DO DISCURSO ONLINE

    DOI: https://doi.org/10.30611/2020n17id60615
    Cindy Xin, Andrew Feenberg; Fabrício Klain Cristofoletti
    182-212
  • A NATUREZA DA TECNOLOGIA E SEU ENSINO

    DOI: https://doi.org/10.30611/2020n17id60616
    Gilmar Evandro Szczepanik
    213-228
  • O PROBLEMA DA TÉCNICA EM HABERMAS

    DOI: https://doi.org/10.30611/2020n17id60617
    Clístenes Chaves de França
    229-243
  • A QUESTÃO DA TÉCNICA EM OSWALD SPLENGER

    DOI: https://doi.org/10.30611/2020n17id60618
    Francisco Romulo Alves Diniz
    244-257

Artigos Fluxo Contínuo

  • A EXPLORAÇÃO SUBJACENTE AO CICLO DO CAPITAL MONETÁRIO

    DOI: https://doi.org/10.30611/2020n17id60619
    Mailson Bruno de Queiroz Carneiro Gonçalves, Eduardo Ferreira Chagas
    258-270
  • ORDENAR AS PAIXÕES: RECONHECIMENTO E SOCIABILIDADE NO EMÍLIO DE ROUSSEAU - SEGUNDA PARTE

    DOI: https://doi.org/10.30611/2020n17id60620
    Thomaz Kawauche
    271-292

Tradução

  • O novo labirinto (JEAN-JACQUES ROUSSEAU)

    DOI: https://doi.org/10.30611/2020n17id60622
    Marcos Saiande Casado
    293-300