EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA: A REAFIRMAÇÃO DO ENSINO TRADICIONAL NAS INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS

Autores

  • Manoel Dionizio Neto

DOI:

https://doi.org/10.30611/2020n19id61579

Palavras-chave:

Educação Tradicional, Tecnologia, Educação a Distância, Ensino Remoto, Teoria Crítica

Resumo

Tem-se aqui o propósito de pensar a educação em meio à tecnologia, com ênfase ao que está posto como ensino remoto, considerando-se para isto a significação dessa modalidade de ensino em relação à crítica à educação tradicional. Neste sentido, parte-se das noções fundamentais do que se consolidou historicamente como educação tradicional, objeto de crítica, sobretudo a partir do século XVIII, e ao mesmo tempo base para diferentes modalidades de ensino que, por sua vez, alimentam características essenciais que lhe são próprias. Destaca-se como exemplo disso o tecnicismo. E, com vistas a este tecnicismo, faz-se possível a crítica à tecnologia e à inovação da educação tradicional, permitindo-se, pois, falar da educação a distância como uma nova forma de se pôr ou de se impor a educação tradicional expressamente criticada por diferentes estudiosos da educação em suas diferentes perspectivas. Toma-se, então, a Teoria Crítica, convencionalmente também conhecida como Filosofia da Escola de Frankfurt como referencial para se pensar a significação dessa nova modalidade de ensino como inovação da educação tradicional amplamente criticada. Assim, tomando-se por referência o que caracteriza a educação tradicional, conforme o exposto por autores como Snyders, Not, Saviani e Libânio, entre outros, conclui-se que o ensino tradicional, agora em sua versão inovada pelas mais avançadas tecnologias, tendo como base as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), é um recurso indispensável à sustentação do modelo capitalista de dominação no âmbito da economia e, portanto, da política, razão pela qual recorre-se a essa modalidade de ensino na sua forma mais disfarçada de ser, o que parecia não ter mais lugar na sociedade contemporânea em termos de educação.

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Publicado

2020-12-19

Edição

Seção

Dossiê Filosofia da Técnica e Educação (II)