O SAMBA DE UMA NOTA SÓ NO PENSAMENTO DE SLAVOJ ZIZEK
DOI:
https://doi.org/10.30611/2016n9id6532Resumo
Resumo: O presente texto aborda tema da liberdade no pensamento de Slavoj Zizek. Defende-se que, por trás do mosaico que se apresenta o pensamento do filósofo, tratando dos mais diversos temas sob as mais variadas teorias filosóficas, a preocupação de Zizek é uma só, a saber, como (re)pensar a questão da liberdade humana, conduzindo ao extremo o aspecto da finitude pós-reviravolta copernicana. Em outros termos, a proposta é basicamente radicalizar o tema da liberdade em uma base materialista, levando ao limite o esquema transcendental de Kant. Para isso, propõe-se debater o tema em quatro linhas discursivas: ciência, ontologia, subjetividade e política emancipatória.
Palavras-chave: Liberdade. Finitude. Materialismo dialético
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0), que permite o compartilhamento não comercial, sem modificações e com igual licença do trabalho, com o devido reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).